A luta vale mesmo a pena!

Quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre.

Após um longo processo de luta com acções de denúncia à porta do Ministério do Trabalho, de um abaixo-assinado dos trabalhadores das Santas Casas de Misericórdia recolhido pelo país todo e da greve do passado dia 21 de Outubro, com concentrações em Lisboa e no Porto, os trabalhadores das Misericórdias conseguiram, finalmente, que a Portaria de Extensão fosse publicada.

Com a luta dos trabalhadores, junto do seu sindicato, o CESP, o Governo foi obrigado a publicar a dita Portaria de Extensão do Contrato Colectivo de Trabalho negociado entre a FEPCES/CESP e a CNIS.

A portaria de extensão entra em vigor a 2 de Novembro. Isto garante aos trabalhadores mais salário e mais direitos!

Diuturnidades no valor de 21€ por cada 5 anos de antiguidade na instituição, até ao limite de 5

diuturnidades. As diuturnidades somam aos valores da tabela salarial.

Feriados pagos a 100%.

Actualização de salários.

É preciso agora assegurar a aplicação da portaria a todos os trabalhadores do sector social não abrangidos por instrumentos de regulamentação colectiva negocial.

É preciso ir à luta pela resolução dos restantes problemas que os trabalhadores do sector vivem, a começar pela valorização das carreiras e aumentos salariais.

Esta vitória só foi possível graças à determinação dos trabalhadores que não abdicaram dos seus direitos, e em unidade, sempre lutaram pelo igual reconhecimento a todo o sector.

FONTE: CESP