Nos dias 29 e 30 de Novembro e 06 e 07 de Dezembro, os pilotos de barra e portos estarão em greve, para exigirem o cumprimento do acordo de 2019 sobre a possibilidade de antecipação da idade legal de reforma, que o actual governo se recusa a cumprir.Foi um acordo firmado com as administrações portuárias, com o aval da tutela governamental de então, mas que com a mudança de tutela nos governos seguintes foi colocado na prateleira, com inegáveis prejuízos para os trabalhadores deste sector sujeitos a rigorosas condições de trabalho.

Este é um pré-aviso de greve entregue pelo sindicato OficiaisMar/Fectrans, que abrange todos os trabalhadores pilotos de barra e portos do continente e regiões autónomas.

Com esta greve que os navios vão ter que começar a ser deslocados para outros portos fora do País, situação que pode ser evitada se o governo tiver vontade política de resolver um problema que é da sua competência e que só existe porque não cumpriram o acordo firmado.

Fonte: Fectrans