Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva (Sintra) em luta por uma Escola de Qualidade!

GREVE
Trabalhadores do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva dias
5, 6, 7 de Dezembro 2022, a partir das 14h

CONCENTRAÇÃO
5, 6, 7 de Dezembro, pelas 14h30
Frente à sede do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva
Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva
R. Carlos Lopes, 2635-209 Rio de Mouro

As Atividades de Enriquecimento Curricular não podem ser uma farsa!

De acordo com a Portaria n.º 644-A/2015, 24 de agosto, as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) são atividades de caráter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia na educação. As AEC são enriquecedoras do currículo e das aprendizagens.

No caso do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, esta obrigação não está a ser cumprida. Estas tarefas de Atividades de Enriquecimento Curricular, devem ser realizadas por Técnicos com Formação, nomeadamente Docentes.

As crianças devem ter atividades formativas, artísticas , tecnológicas , etc . Ora nada disso está a suceder pois não existem técnicos contratados para tais tarefas.

O que sucede no Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, em que na inexistência deste técnicos, as crianças não têm estas atividades e, ficam ao Cuidado das Assistentes Operacionais, nos páteos ou em Salas de aula, ou Biblioteca, quando as condições atmosféricas estão piores. Sempre acompanhados pelas Assistentes Operacionais, situação altamente incorreta e esgotante para as Assistentes Operacionais.

São necessários Técnicos para exercer funções deste tipo, como sucede em todas as restantes Atividades de Enriquecimento Curricular de todo o país!

As Trabalhadoras Não Docentes foram aguardando soluções, mas o facto é que não existe contratação deste tipo de Técnicos para as AEC. E assim decidiram realizar uma Ação de Luta - Greve a partir das 14.00h , dos dias 5, 6, 7 de Dezembro 2022.

E estarão concentradas, em conjunto com a Comunidade Educativa frente à sede do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva - R. Carlos Lopes, 2635- 209 Rio de Mouro, nesses dias pelas 14h30, denunciando esta situação.

Cabe à Direção do Agrupamento, Ministério da Educação e CM de Sintra encontrarem soluções para que exista uma Escola de Qualidade e para as Crianças deste Agrupamento tenham verdadeiras Atividades de Enriquecimento Curricular e não este simulacro de AEC.