Na Hutchinson (Porto), o despedimento de jovens trabalhadores com vínculo precário, por terem participado num plenário convocado pelo SITE Norte, não impediu a luta e veio dar mais razão à greve marcada para amanhã, dia 28, com concentração no exterior da fábrica, em Campo (Valongo).

Na concentração, durante o período de greve (das 10 às 12 horas), participam a secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, e outros dirigentes sindicais.

Despedidos entre plenários

Numa nota à comunicação social, o SITE Norte rejeita a explicação patronal, que apresentou como «coincidência» o despedimento de três trabalhadores jovens e com vínculo precário (trabalho temporário), no intervalo entre plenários, dia 14.

O sindicato afirma que os contratos que justificam a contratação através de empresas de trabalho temporário suscitaram muitas dúvidas, do ponto de vista jurídico.

A situação foi apresentada à Autoridade para as Condições do Trabalho e foi solicitada a correspondente acção inspectiva.

A greve e a concentração no dia 28 (Dia Nacional da Juventude) foram decididas nos plenários de dia 14, dando seguimento à forte paralisação realizada 9 de Fevereiro, a primeira que ocorreu nesta empresa.

Os trabalhadores da Hutchinson (Porto) - Tubos Flexíveis persistem na exigência de aumentos salariais dignos e justos, fim da precariedade. Exigem ainda a reintegração dos três trabalhadores despedidos após participarem no primeiro dos plenários de 14 de Março.

Fonte: Fiequimetal