Desde segunda-feira, a grande maioria dos trabalhadores da JANZ – Contagem e Gestão de Fluidos fez greve, uma hora por turno, todos os dias. À força desta luta, a administração deve responder negociando as reivindicações apresentadas, para uma valorização salarial sem discriminações.

A luta, que termina hoje às 24 horas, incluiu ainda concentrações de trabalhadores no exterior da empresa, nos vários períodos de greve, suscitando manifestações de apoio de muitos dos que por ali passaram.

Valorização sem discriminação

No dia 9 de Fevereiro, num plenário realizado no «dia de indignação, protesto e luta» da CGTP-IN, os trabalhadores da JANZ (empresa do grupo italiano SIT) aprovaram uma resolução a afirmar disponibilidade para levar a cabo acções de luta e a fundamentar os motivos do seu descontentamento.

Perante o agravamento brutal do custo de vida e a desvalorização dos salários, foi apresentada em Novembro uma proposta reivindicativa que a gestão ignorou, apenas comunicando que a actualização salarial estava definida com base em «meritocracia».

Não explicou quais foram os critérios e objectivos traçados, quem avaliou, qual o resultado dessa avaliação.

Os trabalhadores, organizados no SITE CSRA, não aceitam que a valorização dos seus salários e carreiras dependa de uma avaliação que desconhecem.

Por outro lado, não podem continuar a ver o seu poder de compra a diminuir, e recusam empobrecer enquanto trabalham.

Nos próximos dias, com o sindicato, será analisada a reacção patronal a esta semana de luta. Unidos e com razão, os trabalhadores da JANZ mostraram que estão determinados a alcançar uma real recuperação do poder de compra e uma efectiva valorização do seu trabalho.

Fonte: Fiequimetal