Trabalhadores da Parques de Sintra Monte da Lua em greveDIAS 8 E 9 DE JUNHO

Os trabalhadores da PSML, reunidos em plenário, decidiram realizar uma paralisação de 48 horas, nesta quinta e sexta-feira, em resposta à interrupção unilateral, decidida pela administração, às negociações de um Acordo de Empresa com o STAL e às inaceitáveis pressões que têm sofrido.

Os trabalhadores da Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) e o STAL exigem negociações sérias, que garantam direitos fundamentais e adquiridos, como os horários de trabalho e a equidade entre trabalhadores da mesma empresa, sobretudo quando dão o seu melhor para que Sintra seja um município de referência em termos internacionais.

O STAL e os trabalhadores da PSML estão dispostos a continuar com esta luta, em defesa dos seus direitos e pela retoma imediata das negociações, e até que um conjunto de matérias sejam retiradas ou esclarecidas em sede de AE, tais como a cláusula sobre a adaptabilidade!

Esta cláusula, em conjunto com outras que constam desta proposta de AE, pode significar jornadas de trabalho de 9,5 horas diárias, sem compensação monetária e sem intervalo para descanso, além da desregulação sistemática da vida pessoal e familiar dos trabalhadores.

Os trabalhadores reivindicam, ainda, que a integração na nova tabela salarial seja feita de forma justa e transparente; a implementação de um sistema de carreiras que valorize as diversas profissões e não uma única carreira que englobe mais de metade dos trabalhadores; a regulamentação e actualização dos subsídios pagos; bem como o pagamento a 100%, para todos os trabalhadores, das horas extraordinárias em dia de descanso semanal e feriado.

Fonte: STAL