No próximo ano, que começa com a discussão do caderno reivindicativo, a administração da VW Autoeuropa não terá margem para não responder de forma positiva às justas reivindicações de aumentos salariais dignos e justos e melhores condições de trabalho, alertou a Comissão Sindical do SITE Sul.

Num comunicado distribuído anteontem, recorda-se os resultados anteriores e os de 2023, em que a VW Autoeuropa terminou com mais de 220 mil unidades produzidas.

Quanto aos investimentos que foram anunciados, a Comissão Sindical entende que devem ser implementados também para melhorar as condições de trabalho e não só para aumentar o volume de produção, através da intensificação dos ritmos de trabalho. É urgente o reforço das equipas com mais trabalhadores e a abertura de novas e mais estações, no sentido de aliviar a penosidade do trabalho.

A administração tem fugido constantemente à resposta e discussão da Resolução aprovada nos plenários realizados pelo SITE Sul, a 25 e 26 de Maio, a exigir medidas para a melhoria das condições de trabalho.

O mesmo tem sucedido quanto ao caderno reivindicativo entregue pela Comissão Sindical, no qual constam matérias que devem ser negociadas pelo sindicato, de acordo com a Lei portuguesa e a prática noutras fábricas do Grupo VW.

O sindicato assegura que, em 2024, vai continuar o trabalho e a discussão com os trabalhadores, sobre o que se deve fazer para atingir os melhores resultados em matérias salariais, pecuniárias e de condições de trabalho.

Fonte: FIEQUIMETAL