APDL mudou de empresa que explora a cantina e pôs os trabalhadores na ruaAPDL ENTREGOU A EXPLORAÇÃO DA CANTINA A NOVA EMPRESA E PÔS OS TRABALHADORES NA RUA

 

A Eurest, Ld.ª explorava a cantina da APDL em Matosinhos e o contrato de concessão terminou no dia 31 de dezembro de 2023.

A Eurest transmitiu à APDL os contratos de trabalho das três trabalhadoras da cantina a partir do dia 1 de janeiro de 2024 e enviou carta às trabalhadoras informando-as da situação.

No dia 2 de janeiro as trabalhadoras apresentaram-se ao serviço e foram confrontadas com a cantina encerrada e com uma informação nos vidros a informar que mesma reabriria dia 8 de janeiro.

Entretanto a APDL solicitou às trabalhadoras as chaves da cantina.

Hoje realizou-se uma reunião entre a APDL, o sindicato e a nova empresa onde a APDL informou que a cantina foi entregue à nova empresa Só Catering sem pessoal.

Esta atitude por parte da APDL representa uma ilegalidade violenta e falta de sensibilidade social, pois a APDL deveria ter assegurado os postos de trabalho destes trabalhadores na consulta que fez ao mercado, ainda mais por ser uma empresa pública.

Nesta reunião a nova empresa Só Catering, que explora vários restaurantes e cafés concessionados, recusou assumir as trabalhadoras com todos os direitos e regalias, incluindo a antiguidade.

Face à situação, os trabalhadores vão apresentar-se novamente ao serviço na data da reabertura da cantina prevista para dia 8 do corrente, às 8 horas, onde será dada uma Conferência de Imprensa para denunciar publicamente a situação.

O sindicato vai solicitar a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho.

Fonte:

Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte