União dos Sindicatos do Porto apela à solidariedade com trabalhadores do Global Media GroupA União dos Sindicatos do Porto (USP/CGTP-IN) apelou às organizações do Movimento Sindical Unitário (MSU) para que, em demonstração de solidariedade, participem na concentração dos trabalhadores do Global Media Group (GMG), amanhã, pelas 14 horas, naquela cidade, junto das antigas instalações do JN na Rua Gonçalo Cristóvão. A USP/CGTP-IN realça a importância do património histórico que as empresas e órgãos de Comunicação Social daquele grupo representam para cidade e para o país.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE-Norte) e ao Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) convocaram, para amanhã, 10 de Janeiro, uma greve no Global Media Group e concentrações no Porto e em Lisboa. Nesta última, a partir das 9 horas, na escadaria da Assembleia da República, enquanto o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, responde numa audiência da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, que discute a situação no GMG.

Fazem parte do GMG empresas históricas e emblemáticas, de grande reputação, que conquistaram a confiança dos leitores e ouvintes na cidade do Porto, no país e mesmo além-fronteiras, fruto de dezenas de anos de entrega e dedicação dos seus profissionais.

Empresas como o Jornal de Notícias, TSF, O Jogo, o Diário de Notícias e outras, como a Naveprinte (indústria gráfica), que embora menos conhecidas são fulcrais para a existência daquele grupo, estão hoje sobre forte ataque, fruto de gestão danosa e de obscuros interesses privados que deixam de lado o interesse público e usam os órgãos de comunicação social apenas como um negócio lucrativo, colocando totalmente de lado a importância e a proximidade que estas empresas têm, ainda hoje, junto da população.

Salários e subsídios em atraso, despedimentos encobertos sob a capa duma suposta reestruturação, levaram os trabalhadores a assumir a greve como forma de luta para se fazerem ouvir e para lutar pelos seus direitos, nomeadamente o direito ao trabalho.

O SITE NORTE, o STT e o SJ, convocaram uma greve de 24h para o dia 10 de Janeiro, com concentração, pelas 14 horas,

Fonte: U. S. Porto