Perante o anúncio da intenção de despedimento colectivo, entre outras medidas da Mutares, o SITE Norte apela a todos os trabalhadores, para que se unam e defendam os postos de trabalho ameaçados, assim defendendo, em simultâneo, a Efacec.
25.3.2024

No comunicado aos trabalhadores, o sindicato alerta os visados por este processo: não devem assinar nenhum documento que os comprometa e devem contactar o SITE Norte, para se informarem e obterem apoio.

Exige-se da Administração que explique as razões que motivam a sua intenção, o que implica parar esta iniciativa no imediato.

A Administração está obrigada a fundamentar, com rigor e de forma objectiva, as razões para levar a cabo uma medida que, a concretizar-se, terá consequências profundamente negativas para os trabalhadores, em primeiro lugar, mas também para a própria Efacec.

O plano para o despedimento colectivo já era conhecido desde que chegaram ao fim as mal ditas «rescisões amigáveis». A intenção de despedimento colectivo, provavelmente, vai ter como primeiro alvo os trabalhadores que não aceitaram alienar o seu posto de trabalho pela via dessas «rescisões amigáveis».

O SITE Norte tinha razão, quando alertou que o domínio do capital estrangeiro, nesta empresa estratégica, não serviria para beneficiar o País nem os trabalhadores. Este não iria ser o caminho para valorizar os salários e as carreiras profissionais.

A Mutares é um fundo de investimento, a quem o Governo pagou 395 milhões de euros para ficar com a Efacec, em Novembro do ano passado.

É conhecida a insensibilidade deste tipo de organizações. A principal preocupação dos fundos de investimento são os números e a folha de Excel. A Mutares tem o seu historial de «salvação» de empresas de média dimensão.

O sindicato, ao contrário, está preocupado com o presente e o futuro dos trabalhadores, com a afirmação e consolidação de uma empresa que é crucial para o desenvolvimento da região e do País.

Fonte: Fiequimetal