COMUNICADO SMZS-FNAM | Acordo para os médicos da Santa Casa com aquilo que exigimos para os médicos do SNS

O SMZS-FNAM esteve hoje em negociações com a Santa Casa da Misericórdia e celebrou um acordo coletivo de trabalho que defende os médicos que aí trabalham e onde exigimos as mesmas condições que exigimos relativamente aos médicos do Serviço Nacional de Saúde. Haverá 20% de aumento até janeiro de 2025.

Este processo negocial com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que se iniciou em setembro de 2023 estava bloqueado desde o dia 19 de janeiro, e foi retomado hoje com o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS), um dos sindicatos da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

O processo negocial fluiu com normalidade, na tentativa de resolução de vários problemas relacionados com os salários não atualizados, progressão na carreira, abertura de concursos e equiparação dos graus aos da função pública.

No decorrer das negociações fomos informados que a Santa Casa da Misericórdia não chegou a acordo com o Ministério da Saúde para os trâmites necessários para a equiparação das carreiras, sendo que essa reivindicação transita para o próximo Governo.

O SMZS-FNAM exige o aumento salarial que exigimos para os médicos do SNS. Aceitamos que essa atualização fosse distribuída no tempo de forma responsável e justa, com 10% de aumento de imediato e outros 10% em janeiro de 2025. Houve ainda o compromisso de abertura do concurso para consultor e para assistente graduado sénior.

O SMZS-FNAM vai continuar a lutar para que os médicos da SCML possam ver a sua justa equiparação à da carreira médica nas unidades de saúde do SNS, melhorar as suas condições de trabalho e continuar a valorização salarial.

Fonte: FNAM