Na reunião dda passada sexta-feira o Conselho de Administração apresentou uma reformulação das suas propostas para a CARRISBUS.  Na tabela salarial propõe uma actualização de 60€ e no subsídio de refeição propõe que este passe para 10,80€ (acréscimo de 0,20€).

Consideramos esta proposta ainda muito insuficiente, face à necessidade de um aumento real dos salários e de uma actualização no subsídio de refeição que minimize os aumentos brutais que aconteceram nos bares e refeitórios.

A reunião com o C.A. foi interrompida para que as organizações sindicais pudessem conversar, por forma a procurar a possibilidade de uma posição conjunta nestas matérias.

Nesta foi possível a conjugação de todas as organizações sindicais, para a apresentação de uma proposta de aumento na tabela salarial de 70€.

Proposta que foi de seguida apresentada ao C.A. e que este rejeitou, dizendo que a situação económica da empresa não lhe permite ir acima do valor que apresentou.

O STRUP-FECTRANS demonstrou que assim não é. Os resultados financeiros da empresa apresentados no seu “plano de actividades e orçamento”, demonstram o contrário.

Não só a empresa tem tido resultados positivos nos últimos anos. Como em 2023 teve um resultado líquido positivo, 1 milhão de euros acima do que orçamentou no início do ano, como o presidente do C.A. afirmou, na última reunião, que este resultado ainda será acima do apresentado.

Logo não é a saúde financeira da empresa o factor impeditivo a que a empresa, não possa corresponder à proposta agora apresentada.

Também transmitimos que não é admissível, que face aos aumentos registados nos bares e refeitórios, a que acresce o preço das refeições para quem nem sequer os pode utilizar, o C.A. apresente uma proposta de actualização deste subsídio em 0,20€, pelo que mantivemos a proposta de aumento para 15€ deste subsídio.

Tomámos uma posição inequívoca, que para permitir que rapidamente se avance na negociação do restante clausulado, que o C.A. reavalie as suas propostas, vindo ao encontro da necessidade de uma melhoria efectiva das condições de vida e de trabalho de todos os trabalhadores da Carris e CarrisBus, dado que o C.A. já anteriormente assumiu, que aplicará na CarrisBus, o que for concluído na Carris.

Para que o C.A. proceda a esta avaliação e a transmita, ficou marcada nova reunião para a próxima 2ª feira, dia 15/04, pelas 15 horas.

Caso não haja a evolução que é necessária, por parte do C.A., o caminho terá necessariamente de passar pela luta!

Leia comunicado STRUP/FECTRANS --->>>>>