Arrancou no passado dia 16 de abril, frente ao “Four Seasons Hotel Ritz Lisbon” um conjunto de lutas que contempla 16 concentrações a realizar em frente a 16 hotéis.

As concentrações irão realizar-se frente aos estabelecimentos que pertencem aos órgãos sociais da Associação Hoteleira de Portugal (AHP), em defesa do Contracto Coletivo de Trabalho do sector (CCT Hotéis Centro-Sul) negociado entre a FESAHT/Sindicato e a AHP/Patronato.

Neste dia, entre as 09 horas e as 11 horas, frente à porta principal do Hotel Ritz, mais de 50 trabalhadores adstritos ao hotel, alternadamente, ausentaram-se dos seus diversos postos de trabalho, desfardados, juntaram-se aos trabalhadores de outras unidades hoteleiras e estruturas representativas de trabalhadores, concertados na decisão da Direção do Sindicato, exigiram à direção do Hotel, que possui a presidência da Mesa da Assembleia Geral da AHP, interceda para desbloquear junto da AHP o processo negocial com o principal Sindicato representativo do sector.

Em Dezembro/2023 a FESAHT/Sindicato apresentou à AHP uma proposta para a revisão do CCT para o ano de 2024 e agendamento de uma reunião, nos 30 dias seguintes. Após muita insistência, foi realizada a reunião, no passado dia 04/Março, tendo a AHP, após alguma discussão entre as partes, informado que iriam apresentar uma contraproposta, no decorrer do mês de Março, até à presente data não concretizou.

Relembrar, que a AHP e as empresas nela filiadas, têm bloqueado qualquer entendimento e muito
menos um acordo salarial desde o ano de 2008, data da última publicação da tabela salarial.

O sector da Hotelaria vive os melhores resultados turísticos de sempre, e se os anos 2022 e 2023 foram dos melhores até essa data, todos os indicadores apontam que o ano de 2024 será ainda muito melhor.

Os trabalhadores estão cansados, ofendidos e querem ver as profissões e direitos valorizados, o que não está a acontecer nas unidades hoteleiras, as entidades patronais diariamente não respeitarem os direitos coletivos e individuais dos trabalhadores, com um só objetivo, lucrarem a maior percentagem de quem produz.

Nunca no passado a produtividade dos trabalhadores foi tão elevada e não foi por esse motivo que os trabalhadores viram os seus rendimentos aumentarem e os direitos valorizados, pelo contrário, o sector é o que mais baixos salários paga a nível nacional, a maior precariedade e afasta trabalhadores de apostarem como profissão de Futuro.

Na imagem, o primeiro dia de luta dos trabalhadores dos hotéis realizados frente ao Hotel Ritz e dá-As próximas três iniciativas agendadas são:

19/abril (6fª) Hotel Príncipe Lisboa Av. Duque d’Ávila 201, 1050-082 Lisboa

24/abril (4fª) Hotéis Turim Boulevard em Avenida da Liberdade, Lisboa

29/abril (2fª) Hotéis Heritage Av. da Liberdade 28, 1250-145 Lisboa

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL

Arrancou a luta dos trabalhadores da hotelaria pela defesa do CCT Hotes