TRABALHADORES COM FUNÇÕES DE INSPECÇÃO SANITÁRIA E TRABALHADORES DAS CARREIRAS GERAIS, DA DGAV, EM GREVE AO TRABALHO NOCTURNO, EXTRAORDINÁRIO E EM DIAS DE DESCANSO SEMANAL, EM GREVE DE 1 DE MAIO A 31 DE OUTUBRO

Os trabalhadores com funções de inspecção sanitária e os trabalhadores das carreiras gerais da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, irão estar em greve ao trabalho nocturno, extraordinário e em dias de descanso semanal, a partir do próximo dia 1 de Maio, até 31 de Outubro, para exigir a revisão do Decreto-Lei nº141/2019, de 19 de setembro, na parte referente à carreira de inspecção veterinária; pela criação da carreira de inspecção sanitária; a integração na mesma de todos os trabalhadores com as respectivas funções e a melhoria das condições de trabalho.

Além disso, estes trabalhadores reclamam ainda a criação da carreira especial de inspecção fitossanitária; a aprovação de um suplemento remuneratório pela disponibilidade permanente; a aplicação do despacho da DGAV que fixa o domicílio nº40/G/2017, da DGAV; a abertura de concursos de admissão para todas as carreiras profissionais; e a renovação do parque automóvel, indispensável para a prossecução das diversas competências do Organismo.

Estes trabalhadores vêm desde 2019 a exigir a negociação de cada uma destas reivindicações, com o Ministério da Agricultura e com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, sem que tenham, até ao momento, obtido a satisfação das suas reivindicações.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais – FNSTFPS, considera urgente a abertura das negociações com o Governo, das reivindicações apresentadas há largo tempo, na certeza de que só assim, serão melhoradas as condições de trabalho e o estatuto profissional destes trabalhadores e simultaneamente e será garantida com maior eficácia a saúde dos consumidores.

Fonte: FNSTFPS

Inspecao sanitaria de Alimentacao e Veterinaria