Autoneum Portugal em Luta!
CONCENTRAÇÃO DE TRABALHADORES DIA 9 DE MAIO – 9.30 -11.30 HORAS
Os trabalhadores da AUTONEUM Portugal vão estar em Luta na forma de Greve no próximo dia 9 de Maio.
Os Trabalhadores desta multinacional com instalações no Alto da Guerra em Setúbal, reivindicam aumentos salariais dignos, a reposição das categorias profissionais que sempre vigoraram na empresa de acordo com o CCTV da FIEQUIMETAL e melhorias noutras matérias.
Os trabalhadores rejeitam os aumentos salariais aplicados administrativamente, que consideram ter sido efectuados de forma discriminatória, sendo no valor de 5% com um mínimo de 45 Euros para algumas categorias diretamente ligadas à produção, e de 3,8% para os restantes trabalhadores, valores que consideram também como insuficientes e que não permitem recuperar o poder de compra de forma a fazer face ao aumento do custo de vida.
Tal como rejeitam a alteração e aplicação administrativa das categorias profissionais efectuada em 2024, pois sente-se desvalorizados e prejudicados profissionalmente com esta decisão da Administração.
Rejeitam ainda proposta de redução do valor do prémio para 325 Euros, que consideram insuficiente tendo em conta os baixos valores de aumentos salariais e os resultados desta empresa multinacional.
Face à intransigência por parte da Administração para melhorar em valores e condições que vão ao encontro das expectativas dos trabalhadores foi decidido por unanimidade nos plenários realizados no passado dia 30/04/2025 a marcação de 24 horas de Greve para o dia 9 de Maio das 00.00 horas às 24.00 horas, com concentração marcada na Portaria da empresa entre as 9.30 e as 11.30 horas do mesmo dia.
O Secretário Geral da CGTP-IN Tiago Oliveira, estará presente durante a concentração na portaria da empresa no dia 9 de Maio a partir das 9.30 horas.
A Autoneum é uma empresa suíça fornecedora da indústria automóvel com operação internacional, sediada em Winterthur na Suíça. É um dos principais fabricantes de isolamento acústico e térmico para veículos e fornece para a maioria dos fabricantes mundiais de automóveis.
Fonte: SITE-Sul