Os enfermeiros do Serviço de Urgência (SU) do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) estão no limite da sua capacidade física e mental fruto do elevado ritmo de trabalho em
resultado da falta de enfermeiros, que leva à redução do número de folgas, a sucessivas alterações de horário, muitas delas no próprio dia, e à realização de horários com mais de 50
horas extraordinárias por mês.
A prestação de cuidados de enfermagem aos cerca de 100 doentes internados no Serviço de Urgência, para além da elevada afluência ao serviço, tem vindo a ser garantida à custa do esforço dos profissionais de saúde, nomeadamente dos enfermeiros, em prejuízo de momentos de descanso, de lazer e da vida familiar.
Esta situação não é inevitável e tem no Governo o responsável principal que opta por não tomar as medidas necessárias para o reforço do Serviço Nacional de Saúde e a contratação
e a fixação de enfermeiros, ao mesmo tempo que utiliza as dificuldades criadas e não resolvidas para por em causa a gestão pública.
A criação de condições de trabalho que favoreçam a fixação e contratação de enfermeiros tais como o aumento do salário e a justa valorização da carreira, a contagem de todos os anos de serviço para efeitos de progressão, a harmonização de dias de férias entre Contratos Trabalho em Funções Publicas e Contratos Individuais de Trabalho, a regulação dos horários de trabalho e o respeito pelos tempos de descanso são prioridades sistematicamente identificadas e reivindicadas pelo SEP (incluindo no Caderno Reivindicativo entregue ao Ministério da Saúde no dia 9 de junho) e os motivos da greve realizada pelos enfermeiros do HVFX no passado dia 17 de dezembro que teve 89% de adesão no Hospital e 100% no Serviço de Urgência.
O SEP e os enfermeiros do SU do HVFX não desistirão de lutar por melhores condições de trabalho que lhes permitam uma vida digna e prestar os cuidados de saúde necessários aos utentes e irão avaliar a realização de novas ações de luta para forçar a resolução deste problema.
Fonte: SEP