Na CARRIS, realizou-se ontem a reunião também solicitada pela FECTRANS-STRUP, na sequência das decisões tomadas no último Plenário Geral.
Nesta o presidente do C.A. (Conselho de Administração), transmitiu que dada a situação de impasse gerada pela decisão do plenário, marcou esta reunião para ver as possibilidades de desbloqueio do processo.
Para o desbloqueio do processo a FECTRANS- STRUP, apresentou como soluções:
Que a redução para as 39 h devia ser atingida em duas fases:
- A redução de 1 hora no tempo efectivo de trabalho de todos os serviços e em todos os sectores, com efeitos a Junho de 2026, (dado que o C.A. rejeita liminarmente a produção de efeitos quer a Dezembro de 2025 ou Janeiro de 2026 e admitia a redução em Junho de 2026 e unicamente no tempo efetivo de condução).
Nos sectores fixos propusemos que esta redução fosse concretizada de uma só vez, com a redução do tempo efectivo de trabalho em 1 hora num dia fixo;
- E em Dezembro de 2026 ficava assumida a formalização da redução para as 39 h no PNTS, (período normal de trabalho semanal, com implicação no preço/hora), para todos os sectores da empresa.
Quanto às deslocações no tráfego, reconduzimos a questão para a proposta conjunta que apresentámos antes. Ou seja, a introdução do conceito de “o serviço atribuído” ser entendido como “o horário de trabalho diário atribuído a cada trabalhador”.
A FECTRANS- STRUP deixou expresso que estas são propostas passiveis de criar um desbloqueio no processo, embora sempre sujeitas à sua ratificação, ou não, pelos trabalhadores.
O presidente do C.A., transmitiu que irão avaliar as propostas feitas, tendo ficado marcada nova reunião com as Organizações Sindicais para o dia 4 de Agosto.
Da nossa parte esperamos que a disponibilidade referida pelo presidente do C.A., seja efectiva, vindo ao encontro das propostas apresentadas.
Comunicado completo AQUI