LUTA NA INTELCIA – GRANDE PLENÁRIO QUE O BOICOTE DA GESTÃO DA INTELCIA NÃO CONSEGUIU EVITAR

FACTOS E EVIDÊNCIAS. Os trabalhadores da Intelcia estão cansados de esperar pela resolução dos múltiplos problemas que se arrastam há vários anos no Gabinete da Gestão da Empresa sem solução. O SINTTAV, porta-voz dos trabalhadores e dos seus problemas, sempre defendeu o Diálogo Social, como a prioridade para a resolução dos problemas laborais, mas quando este não passa de um “diálogo de surdos” e depois de todas as portas da Intelcia para a resolução dos problemas laborais pela via do diálogo estarem fechadas, decidiu organizar a LUTA, porque quando o diálogo não funciona, o outro caminho que resta é a LUTA. Assim, o SINTTAV realizou um Plenário nacional ONLINE no dia 17/09, no qual, mesmo com a atitude da Gestão da Intelcia na tentativa de boicotar o mesmo, este foi um êxito e atingiu os objectivos delineados.

PARTICIPAÇÃO. O Plenário teve mais de 600 inscrições para participação, além de muitos outros trabalhadores que estando presentes não se puderam inscrever, o que mostra o elevado e crescente descontentamento que está instalado nos locais de trabalho, o qual a Gestão da Intelcia teima em não querer reconhecer.

DECISÕES. Os temas propostos aos trabalhadores foram aprovados, que se divulgam nesta informação e que são os seguintes:

  1. REIVINDICAÇÕES PRIORITÁRIAS, as mais urgentes são:

  • Subsídio de Refeição de 7,5€ aplicado a todos os trabalhadores.

  • Dia de aniversário, como dispensa justificada com retribuição.

  • Subsídio de línguas atribuído a todos os trabalhadores que, com frequência, atendem em língua estrangeira, harmonizado pelo valor mais elevado praticado na empresa.

  • Tempo de pausas, 10 minutos por cada hora trabalhada.

  • Aumentos salariais. Aumento de 80€ em todos os salários, para vigorar de 1 Julho a 31 Dezembro de 2025.

  1. LUTAS, greves intermitentes todo o mês de Outubro, dois dias em cada semana e Greve Geral em Novembro.

    • Na primeira semana de Outubro, de 2 horas em cada dia, repartidas da seguinte forma:
      • Dias 7 e 9, entre as 9h00 e 11h00, entre as 15h00 e 17h00 e entre as 20h00 e 22h00.
      • Nas semanas seguintes os horários, em princípio serão os mesmos e os dias serão divulgados oportunamente.
      • Dia de Greve Geral no dia 6 de Novembro.

MOÇÃO. O plenário aprovou uma Moção por unanimidade, mandatando o SINTTAV para a entregar à Intelcia, o que já foi feito.

ENVOLVIMENTO DOS TRABALHADORES. O envolvimento dos trabalhadores certamente vai ser em termos de mostrarem o seu crescente descontentamento para que a Intelcia compreenda que tem que responder positivamente às reivindicações dos trabalhadores, porque enquanto tal não acontecer a LUTA vai continuar.

DISPONIBILIDADE DO SINTTAV PARA O DIÁLOGO. Na Moção entregue à empresa o SINTTAV reafirma a sua disponibilidade para através do Diálogo resolver os problemas, pelo que caberá à Gestão da Intelcia aceitar ou não esse desafio.