DESPEDIMENTO DE 240 TRABALHADORES É UM RETRATO VERGONHOSO DA PRECARIEDADE LABORAL EM PORTUGAL

STT SOLIDÁRIO COM OS TRABALHADORES DA TELEPERFORMANCE!

O Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) manifesta a sua total SOLIDARIEDADE COM OS CERCA de 240 TRABALHADORES DA TELEPERFORMANCE QUE ESTÃO A SER ALVO DE UM PROCESSO DE DESPEDIMENTO abrupto e profundamente injusto, cuja comunicação foi feita numa videoconferência através de uma menagem gravada de Pedro Gomes, CEO da empresa.

O STT condena a forma desumana e vergonhosa como este processo foi conduzido com comunicações impessoais, sem diálogo prévio e ignorando por completo o respeito devido a profissionais que, com o seu esforço e dedicação, consolidaram a posição da empresa como líder no setor dos serviços de contacto em Portugal.

Este despedimento, mais do que um caso isolado, é o reflexo das fragilidades estruturais da proteção laboral no nosso país, sobretudo em empresas e setores marcados por altos níveis de precariedade, subcontratação e rotatividade. Quando 240 pessoas podem ser dispensadas de forma fria e unilateral, sem garantias efetivas de proteção, excepto o direito a uma indeminização miserável e um papel para o Subsídio de Desemprego, está em causa não apenas o futuro de cada trabalhador, mas a dignidade e o respeito de cada trabalhador.

O STT considera inaceitável que uma multinacional com lucros expressivos e presença global trate os seus trabalhadores como números descartáveis.

Exigimos a imediata suspensão deste processo e apelamos à intervenção urgente das autoridades competentes, nomeadamente a Autoridade para as Condições do Trabalho e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (DGERT), para travar esta nova afronta aos direitos laborais.

O STT apela a todos os Sindicatos, às Uniões e a CGTP que conjuntamente organizem a resistência e a luta e criem uma onda de Solidariedade com estes trabalhadores de forma que não fique nenhum trabalhador para trás.

teleperformance