No dia 22 de Setembro, o CESP reuniu com representantes da empresa SPSI para apresentar as preocupações dos trabalhadores. Abordámos vários assuntos, dos quais destacamos:
BOLSA DE HORAS
Questionámos sobre as inúmeras horas em dívida aos trabalhadores. A SPSI informou que está num processo de verificação do RISI individual de cada trabalhador para validar a veracidade ou não das horas que constam a negativo. Para o CESP, não há horas negativas além das que são acordadas entre trabalhador e a chefia, por situações muito concretas. Também deixamos claro que qualquer hora positiva na bolsa informal de horas tem de ser paga como trabalho suplementar ("horas extra"), pois é disso que se trata!
PRÉMIO MENSAL
Sobre o prémio mensal atribuído pela empresa mensalmente aos trabalhadores, a SPSI não clarifica o motivo da diferença entre os valores pagos nas unidades da Junqueira e na da Parede. No entanto, a empresa informou que os critérios de atribuição do prémio depende de factores como a assiduidade, o feedback dos residentes e dos próprios colegas. Levantámos a questão do corte do prémio a trabalhadores com faltas justificadas e a empresa comprometeu-se com a verificação desta situação.
FÉRIAS
Questionámos o motivo dos mapas de férias não estarem afixados. A empresa respondeu que os trabalhadores têm acesso ao mesmo através do RISI. Questionámos também o motivo pelo qual os trabalhadores são impedidos de tirar férias na última quinzena de Dezembro. A empresa alegou que era uma época de maior ocupação de residentes, na qual necessita de todos os trabalhadores. Relativamente a este assunto, deixámos também um questão: e no resto do ano, não há muitos residentes? Esta época do ano é considerada diferente das restantes porquê? A empresa não respondeu.
Durante a reunião ainda abordámos temas como a falta de condições na copa, a inexistência de elevador/grua para ajudar no apoio a doentes com mais comorbilidades e sobre a medicação ser ainda administrada pelos auxiliares de acção médica.
Os representantes da empresa comprometeram-se a analisar estes assuntos e a resolvê-los o mais brevemente possível.
Este foi um primeiro passo dado junto da empresa no sentido de dar resposta às aspirações justas dos trabalhadores da SPSI. Estaremos atentos à evolução/ resolução dos temas discutidos.
SÓ A UNIÃO DE TODOS OS TRABALHADORES PODE GARANTIR QUE A EMPRESA NOS OUÇA E RESOLVA OS NOSSOS PROBLEMAS.
POR ISSO, JUNTA-TE AO SINDICATO QUE DEFENDE OS TEUS DIREITOS, O CESP!