Amanhã, dia 22 de Outubro, a Inter-Reformados, em conjunto com a USL, realizam pelas 15h uma Caminhada por Respeito e Melhores Pensões, com saída da Alameda até ao Ministério do Trabalho.
Esta caminhada acontece no momento em que os reformados e pensionistas são uma das camadas da população que regista maior taxa de risco de pobreza (a partir dos 65 anos), a atingir os 19,6% em 2023, um valor superior aos da população em geral.
A situação deriva dos baixos salários, da precariedade, que posteriormente originam baixas pensões, especialmente para as mulheres e famílias monoparentais.
O sistema de segurança social público, universal e solidário assume neste contexto uma importância fundamental – apesar das suas muitas insuficiências, se não houvesse transferências sociais, o número de pobres em Portugal subiria de 1,7 milhões de pessoas (16,6% do total) para perto de 4,3 milhões de pessoas (40,3% do total), aumentando de 19,6% para 86,7% entre os reformados, de 44,3% para 66,7% entre os desempregados e de 9,2% para 17,4% entre os trabalhadores.
Vamos caminhar porque é urgente uma mudança de políticas que responda às necessidades dos trabalhadores e dos reformados.
Exigimos respeito pela dignidade de quem trabalha e de quem toda uma vida trabalhou!
No final haverá intervenções por parte da Inter-Reformados e do Coordenador da USL, João Coelho, e iremos colocar à votação uma resolução para ser entregue à Ministra do Trabalho e Segurança Social.