O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro informa que a Greve Nacional da Administração Pública de hoje registou uma adesão superior a 90%, levando ao encerramento generalizado de serviços públicos em toda a Região Centro, com destaque para o sector da Educação, onde centenas de escolas estiveram encerradas.
Nos hospitais e unidades de saúde, a paralisação teve também forte expressão, com blocos operatórios, consultas e internamentos paralisados ou a funcionar apenas com serviços mínimos. Registaram-se adesões de 90% a 100% em unidades como os Hospitais de Coimbra, Viseu, Leiria, Aveiro e Tondela, entre muitas outras unidades de saúde e cancelamento de cirurgias e consultas em larga escala.
O Sindicato sublinha que esta greve reflecte a profunda insatisfação dos trabalhadores perante a recusa persistente do Governo em aumentar de forma digna e justa os salários pensões e a desvalorização contínua das carreiras públicas.
Os trabalhadores exigem valorização real dos salários, reforço dos serviços públicos e respeito pelas carreiras, deixando ao Governo uma mensagem clara: não é possível continuar a ignorar quem assegura diariamente o funcionamento do Estado.
