O Ministro da Educação estará amanhã, Sexta-feira, 31 de outubro, em Coimbra, na Escola Secundária Avelar Brotero, cerca das 11:00 horas. O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) fará questão de marcar presença, com dirigentes e delegados sindicais, para procurar chegar à fala com o governante que tem superiores responsabilidades na resolução de graves problemas que afetam a escola pública e o direito de todas as crianças e jovens a um serviço público de educação de qualidade.

A par de uma profunda desvalorização da profissão, causa maior da falta de atratividade junto de potenciais candidatos à profissão e de muitos que afirmam deixá-la, assim surja a oportunidade, há aspetos sobre os quais urge intervir.

Entre os assuntos que o SPRC levará, destaca-se a profunda preocupação com a situação cada vez mais grave da Educação Especial, em particular com as flagrantes limitações de recursos humanos e materiais que estão a deixar muitos alunos e alunas com necessidades específicas praticamente entregues ao abandono educativo.

Esta realidade tem vindo a agravar-se, com consequências diretas no direito ao apoio e à inclusão escolar, comprometendo princípios fundamentais da Escola Pública e da igualdade de oportunidades.

O SPRC considera urgente uma resposta do Ministério da Educação que valorize o trabalho dos profissionais da Educação Especial e assegure as condições indispensáveis ao sucesso educativo de todos os alunos.

Fonte: SPRC

SPRC