Chamem as multinacionais para a «crise» dos semicondutores

As empresas multinacionais do sector automóvel e de componentes devem responder pela instabilidade no fornecimento de semicondutores, defende a Fiequimetal, que também responsabiliza a Comissão Europeia e exige intervenção do Governo.

Perante as notícias recentes, sobre problemas provocados por falhas no fornecimento de semicondutores da Nexperia, destinados a empresas do sector automóvel e fabricantes de componentes, a Fiequimetal solicitou reuniões aos ministérios da Economia e do Trabalho, com carácter de urgência.

A federação — como se refere numa nota à comunicação social, emitida — pretende que o Governo intervenha, no sentido de salvaguardar o emprego e demais direitos dos trabalha­dores.

As guerras entre as diferentes faces do capital não são guerras dos trabalhadores. Os trabalhadores não têm de partilhar os riscos desses jogos de interesses alheios, pois somente vendem a sua força de trabalho.

Também não se pode aceitar que os dinheiros públicos, designadamente da Segurança Social, sirvam para financiar opções políticas, nas quais os trabalhadores não têm nenhumas responsabilidades.

Na verdade, desde a pandemia da COVID-19, os apoios do Estado, da Segurança Social e da União Europeia têm servido para transferir milhões e milhões de euros para as multinacionais, que continuam a acumular lucros em cima de lucros.

Estes lucros são «almofada» mais que suficiente para amortecer uma redução dos ganhos e até prejuízos.

É responsabilizada também a Comissão Europeia, pelas consequências da sua política de desinvestimento na indústria, incluindo este importante sector.

Ao mesmo tempo, a CE tem sido conivente com a utilização de recursos públicos para resolver problemas provocados pelas suas políticas erradas.

Cenários conjunturais de instabilidade ou hipotéticas crises, resultantes de decisões políticas e opções económicas a que os trabalhadores são alheios, não podem servir para qualquer retirada de direitos aos trabalhadores — conclui a Fiequimetal.

Fonte: Fiequimetal

20251030semicondutores1