Por um Serviço Nacional de Saúde de Proximidade

 MANIFESTAÇÃO

[início na Ponte de Santa Clara à Câmara Municipal de Coimbra]

14 NOVEMBRO - 16H00

O Hospital Geral dos Covões tem sido, ao longo dos anos, o alvo a abater dos diferentes protagonistas políticos com a anuência explícita das administrações que se têm sucedido.

O gradual e paulatino desmantelamento de serviços clínicos daquela unidade hospitalar tem sido efetuado através do encerramento de diferentes especialidades médicas e a consequente mobilidade da globalidade dos seus profissionais para outras unidades de saúde, designadamente para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

 Na urgência do Hospital dos Covões, para agravar aquelas medidas, a referenciação através do INEM e/ou Saúde 24, deixou de se efetuar. As corporações de bombeiros receberam a indicação de não levar doentes à urgência dos Covões.

 Recentemente, a administração da ULS Coimbra, através do diretor de serviço da urgência, tapando o sol com a peneira, anunciou a "requalificação" da urgência, em Centro de Atendimento Clínico (CAC), contrariamente à informação que tinha sido transmitida aos profissionais da urgência.

 O desrespeito absoluto pelos profissionais que ainda se mantinham na urgência do Hospital dos Covões, que num dia tinham indicação de encerramento da urgência a partir das 20h (dia 30 outubro). No dia seguinte foram informados que dada a desclassificação do serviço se teriam de apresentar noutros locais de trabalho, com o consequente desgaste e perda de sentido de pertença à instituição.

 Porquê encaminhar doentes através da linha Saúde 24 para os CAC de Cantanhede, Avelar ou Oliveira do Hospital, quando a urgência dos Covões, como Hospital Central, podia e devia atender situações de verdadeiras urgências?

 A semana passada na urgência dos HUC (esta sim requalificada nas suas instalações), na ala dos doentes classificados na triagem com cor laranja (doentes muito urgentes), estavam mais do dobro da capacidade instalada.

  Que verdadeiros interesses movem estas decisões de desmantelamento da urgência do Hospital dos Covões?

 Deste modo, apelamos à participação de todos, população em geral, utentes e profissionais de saúde, na Manifestação pela reabertura da Urgência dos Covões na defesa do SNS.

Fonte: SEP - Sindicato dos Enfermeiros Portugueses