O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML), emitiu a 14 de novembro um Pré-aviso de Greve de 24 horas que abrange todos os trabalhadores da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais de Lisboa para o dia 11 de dezembro. Foi assim formalizada a adesão à Greve Geral convocada pela CGTP-IN contra o pacote laboral e a política do Governo que empobrece os trabalhadores, tanto do setor privado ao setor público, e que representa um gravíssimo retrocesso nos seus direitos, garantias e condições de vida.

Além de subscrever todos os objetivos da Greve Geral da CGTP-IN, o STML incluiu ainda as reivindicações específicas dos trabalhadores do Município de Lisboa, que integram a Proposta Reivindicativa Comum (PRC) para 2026, já entregue ao Governo pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, nomeadamente:

  • Aumento salarial de 15%, com um mínimo de 150€ para cada trabalhador;
  • Valorização das Carreiras e Profissões;
  • Identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido;
  • Atualização do subsídio de refeição para 12€ e de todos os suplementos remuneratórios, incluindo o suplemento de insalubridade e penosidade;
  • Revogação do SIADAP;
  • Reposição integral do direito à indemnização devida por motivo de acidente de trabalho e/ou doença profissional;
  • Defesa da contratação coletiva, nomeadamente dos Acordos de Empresa existentes na cidade de Lisboa a nível das empresas municipais;
  • A defesa, o reforço e o investimento nos Serviços Públicos, seja pela contratação de mais trabalhadores, mas também na melhoria das suas condições de trabalho a nível das suas instalações, sem esquecer a aquisição dos materiais e meios mecânicos indispensáveis ao trabalho que realizam diariamente.

A Greve Geral é a luta mais elevada e mais ampla que envolve todos os trabalhadores, cuja força será decisiva para derrotar o pacote laboral e garantir o respeito pelos seus direitos, o aumento dos seus salários e pensões, indissociável da qualidade e melhoria dos serviços públicos a que as populações têm direito!

Fonte: STML

 pacote