Contra o encerramento da Neonatologia do Hospital D. Estefânia
Os profissionais foram surpreendidos pelo anúncio do encerramento definitivo da neonatologia do HDE, decisão tomada sem aviso ou diálogo com as equipas. A partir desta data, todos os cuidados neonatais passariam para a Maternidade Alfredo da Costa (MAC).
A neonatologia do HDE por ser um serviço altamente especializado, com camas de cuidados intensivos e intermédios e com diagnóstico e bloco operatório próprios, é essencial o seu funcionamento diário para bebés com elevada complexidade clínica. O seu encerramento limitaria a capacidade de resposta e comprometeria a segurança, a qualidade e a continuidade dos cuidados.
A “reorganização” anunciada pelo Governo, que não passa do encerramento da neonatologia do HDE, não resolve os problemas estruturais de falta de profissionais e agravará o acesso a cuidados essenciais aos recém-nascidos (todos os anos, mais de 6000 bebés nascem prematuramente em Portugal).
Recordamos que o encerramento do bloco de partos do HDE, em 2011, já tinha enfraquecido a resposta regional e que a MAC apresenta várias vezes diversos constrangimentos.
A continuidade de encerramentos serve apenas para beneficiar os grupos económicos ligados ao negócio da doença, que têm aumentado os seus lucros à custa da redução da capacidade pública e do financiamento direto por via dos sucessivos Orçamentos do Estado.
Exigimos:
- Mais investimento no SNS e o fim dos encerramentos
- A valorização das carreiras dos profissionais de saúde, como forma de atrair e fixar trabalhadores
O SNS é a única forma de garantir o acesso aos cuidados de saúde.
Plataforma Lisboa em Defesa do Serviço Nacional de Saúde
Fonte: SEP
