Para discutir as graves medidas contidas no pacote laboral do Governo e para preparar a greve geral e a luta por melhores salários e direitos, estão a decorrer plenários e reuniões com ampla participação e em unidade na acção. Também assim se assegura uma grande greve geral, no dia 11 de Dezembro.
Para 2 e 3 de Dezembro, estão convocados plenários gerais no complexo industrial da Volkswagen, em Palmela. O SITE Sul, seguindo as conclusões de uma reunião de organizações representativas dos trabalhadores, promovida pela Coordenadora das CT, a 24 de Novembro, apelou à participação nestes plenários conjuntos, que contarão com a participação de uma delegação da CGTP-IN, incluindo o seu secretário-geral, Tiago Oliveira.
Os plenários vão decorrer no parque de estacionamento da Formauto (edif. 10), com duração de 90 minutos. Têm início às 8h30 e às 16h30, no dia 2, terça-feira; à 1h00 e às 8h30, no dia 3, quarta-feira.
Para dias 2, 5 e 9 de Dezembro, foram convocados plenários nas várias instalações da Schindler, a nível nacional. Além dos aumentos salariais para 2026, da segurança e saúde no trabalho e outros problemas específicos, merece atenção a luta contra o pacote laboral, desde já, na greve geral.
Para dia 4, quinta-feira, às 10 e às 15 horas, o SIESI convocou um plenário de trabalhadores da RH Mais. Deverá ser debatida e aprovada uma proposta de caderno reivindicativo, a par da análise do pacote laboral e da luta colectiva necessária para o derrotar.
Um plenário geral de trabalhadores da Petrogal e de todas as empresas que laboram no complexo industrial da Petrogal, em Sines, foi convocado pelo SITE Sul para dia 4, às 17h30, na entrada da refinaria.
O sindicato pretende discutir as reivindicações para 2026, o pacote laboral e a greve geral.
No dia 4, inicia-se uma série de plenários na Orona (elevadores). Convocados pelo SIESI, destinam-se a debater a negociação do Caderno Reivindicativo, o serviço de piquete e o pagamento dos subsídios de férias e de Natal, bem como acções a adoptar, no presente contexto na empresa e no País.
No dia 28, na Casa Sindical do Porto, o SITE Norte realizou uma reunião da sua direcção, em simultâneo com uma assembleia de delegados sindicais, para discutir o pacote laboral e a greve geral. Foi assumido o compromisso de tudo fazer para divulgar os objectivos da greve, mobilizar mais camaradas de trabalho e reforçar a unidade na acção dos trabalhadores.
Um plenário de trabalhadores das Minas da Panasqueira, promovido pelo STIM, no dia 28, no auditório mineiro, rejeitou o pacote laboral e discutiu o Caderno Reivindicativo para 2026. Foi saudada a marcação da greve geral contra o pacote laboral.
Fonte: Fiequimetal
