A União dos Sindicatos de Lisboa realiza dia 3 de Dezembro, pelas 17h30, uma Arruada de Natal contra o Pacote Laboral com concentração no Chiado e desfile até ao Rossio (Pça. D. João da Câmara) em frente à estação da CP.
Esta é uma acção distrital de denúncia pública e sobre as desigualdades e as injustiças sociais. A Grande Lisboa é região mais desigual de Portugal continental e a segunda mais desigual do país, apenas atrás da R. A. Açores. Os 10% mais ricos auferem rendimentos 9 vezes superiores aos 10% mais pobres.
Os trabalhadores e activistas sindicais vão transportar consigo sonhos e presentes de Natal, que gostariam de receber, nomeadamente:
- O Fim da Precariedade, a ante-câmara do desemprego e que continua a aumentar, impedindo muitos jovens de saírem da casa dos seus pais, este pacote a ser aprovado agravaria ainda mais a situação. Em Portugal 54% dos jovens têm vínculo precário.
- Acabar com o Desemprego. A taxa de desemprego na Grande Lisboa foi superior à Nacional e foi a segunda maior do país. Cerca de 70% da População não tem acesso ao subsídio de desemprego.
- O Direito à habitação - A Grande Lisboa é a região do país onde a habitação é mais cara.
- Aumento dos salários e pensões. Na Grande Lisboa 16,5% da população vive em risco de pobreza ou exclusão social. Estes são só alguns dados que evidenciam a situação social e económica.
Vamos contar com a participação do Secretário Geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.
É a nossa vida e o futuro dos nossos filhos que está em causa.
Fonte: União dos Sindicatos de Lisboa
