Greve dos Educadores 

Os Educadores de Infância da AMOP aderem à greve – convocada pelo Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) – e estarão em luta pelos seus postos de trabalho, bem como pelo pagamento imediato da totalidade das retribuições que se encontram vencidas até à presente data.

Entre as principais reivindicações dos educadores de infância destacam-se:

  • Pagamento imediato da totalidade das retribuições referentes aos meses de novembro e dezembro de 2025;
  • Regularização imediata do subsídio de férias em atraso, referente ao ano de 2025;
  • Regularização imediata dos subsídios de natal em atraso, respeitantes aos anos de 2024 e 2025;
  • A presença da Direção, que está ausente, não comunica com os trabalhadores e não assume as suas responsabilidades na gestão da instituição.

Sendo uma IPSS, a AMOP beneficia de financiamento público e encontra-se sob a tutela da Segurança Social, que conhece os problemas dos trabalhadores e da instituição, mas não tem tomado as medidas necessárias para os resolver.

No dia da greve, os dirigentes sindicais do SPGL e os trabalhadores estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social, no seguinte local: Odivelas – Associação Solidariedade Social do Bairro das Patameiras, a partir das 9 horas.

O SPGL apela à comunicação social para que esteja presente neste dia de greve em defesa da dignidade dos trabalhadores que, devido a esta situação, não conseguem honrar os seus compromissos financeiros no final do mês.

A manutenção dos postos de trabalhos é uma resposta à comunidade educativa, garantindo a prestação de um serviço de qualidade e a defesa do direito das crianças à educação.

Fonte: SPGL 

spgl bandeira