Os trabalhadores da Gigabar Iwago Portuguesa, que laboram na área da produção da VW Autoeuropa, decidiram fazer greve, para exigir um aumento justo dos salários, na sexta-feira, dia 20, e reúnem-se, em piquete, a partir das 14h30, na portaria da fábrica automóvel de Palmela, informou o SITE Sul.

A administração da filial da multinacional Indutec, que presta serviços de limpeza e manutenção em complexos industriais, com base em regimes de trabalho temporário, comunicou que a actualização salarial para 2026 seria como o previsto para o salário mínimo nacional. Assim, os salários destes trabalhadores ficam apenas em 925 euros, mais cinco euros do que o SMN. Não está prevista nenhuma actualização para o subsídio de refeição.

A administração não quis discutir com o SITE Sul um melhor aumento salarial, em valores que permitam aos trabalhadores recuperarem o poder de compra e fazer face ao aumento do custo de vida. Por isso, foi tomada a decisão de passar à luta.

A greve de 24 horas terá início às 23h40 de dia 19.

Os trabalhadores da Gigabar vão demonstrar o seu descontentamento com a atitude da administração e vão fazer ouvir a sua reivindicação de aumentos salariais justos.

 Fonte: FIEQUIMETAL