8MARCO_600.jpg

8 MARÇO
CGTP-IN COMEMORA O
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No quadro do Dia Internacional da Mulher, a CGTP-IN realiza, em todo o país, várias iniciativas.

Em todos os distritos há deslocações aos locais de trabalho para contactos com os trabalhadores, debates, jantares comemorativos e entrega de documentos, postais e flores em empresas e à população.

Das várias iniciativas agendadas destacamos:

• O contacto com as trabalhadoras nas várias empresas (mapa anexo).

Das acções de ruas:

• Lisboa – 8 Março – 14.30 horas – “Marcha Pela Igualdade Contra a Exploração" - Chiado (Rua do Carmo) e terminará no jardim da Assembleia da República.

A CGTP-IN agradece, desde já, a atenção que entenderem dar a estes acontecimentos.

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 05.03.2012

Mapa de Comemorações:

INICIATIVAS A REALIZAR NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO 8 DE MARÇO DE 2012

ORGANIZAÇÕES   INICIATIVAS/DATAS/HORAS
CITE – Fórum Futuro /Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres  Mesa Redonda – (Des)Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens – Experiência prática de aplicação de uma metodologia  - 22  de Fevereiro, entre as 10:00h – 13:00h – Participação de Odete Filipe
Colóquio/Debate   “O Tempo de Trabalho e o Tempo dos Homens” Casa do Alentejo, 22 Fevereiro (4ª feira) 18:30h “Luta pelo trabalho com direitos, pelo direito ao lazer, à cultura, à vida familiar”. Aberto a todos/asParticipação de alguns membros da CIMH.
Parlamento Europeu Gabinete em Portugal Almoço-debate sobre o Dia Internacional da Mulher, este ano dedicado ao tema "Salário Igual para Trabalho Igual", que terá lugar sexta-feira, 2 de Março, às 13:00, nas instalações do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal (Largo Jean Monnet, 1, 6º andar). No encontro será feito o ponto de situação sobre este problema, com a presença de representantes de ONG ligadas ao Trabalho e à Mulher, entre outros protagonistas, deputados europeus e jornalistas. Em debate, estarão as ainda existentes diferenças salariais baseadas no género com a divulgação de dados sobre esta matéria na União Europeia e as campanhas para combater as situações ilegais. Participação de Mª Dores Gomes
Secretariado Executivo do MDM   Realização de um debate subordinado ao tema “Rostos do Desemprego Feminino”, dia 3 de Março, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal do Montijo. Participação de Deolinda Machado O MDM realiza as comemorações do Dia Internacional da Mulher, este ano, com o lema” Pelo Direito a ter Direitos – Um Futuro Digno para as Mulheres”, tendo programado para o dia 14 Março, em Lisboa, 14H00 – 18H00, um Seminário para debater alguns temas actuais, sendo um deles “Os direitos das mulheres trabalhadoras “. Participação de Odete Filipe
APMJ - Associação Portuguesa de Mulheres Juristas Realizam jantar comemorativo do Dia Internacional da Mulher - dia 8 de Março, a partir das 19:30h, no Restaurante “Varanda de Lisboa, no Hotel Mundial em Lisboa. No final haverá exibição de artistas do “Chapitô”. Participação de Helena Carrilho
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses A Direcção Regional de Lisboa do SEP, realiza no dia 7 de Março, no Auditório do SEP (Av. 24 de Julho n.º132) um debate, subordinado ao tema "Saúde e Direitos da Mulher".  Participação de Fátima Messias
 Centro de Formação do Sindicato dos Professores da Região Centro  Realização de um Colóquio alusivo ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, em Coimbra, pelas 21 horas. O tema escolhido é “O papel da mulher nas crises económicas e sociais ao longo dos tempos”. Haverá outros aspectos mais específicos nomeadamente o enfoque na realidade destes últimos anos e do contexto actual. Participação de Fátima Messias.
União de Aveiro   8 de Março – Distribuição do Documento da Comissão às trabalhadoras do Centro Comercial Glicínias e Retail Park de Aveiro CESP - 2 de Março -Contacto com trabalhadoras do Centro Comercial Fórum de Aveiro e Comercio Tradicional Têxteis - Plenário na empresa TRECAR e distribuição de documentos da Comissão na Tovartex.SITE - Plenário na empresa TRECAR e distribuição de documentos da Comissão na TovartexHotelaria - Contacto com trabalhadoras da Restauração e Hotelaria e distribuição de documentos da ComissãoCerâmicos - Contacto e distribuição de documentos na Vista AlegreCortiça - Contacto com trabalhadoras e Distribuição de Documentos na Amorim e Irmãos e SocoriCalçado - Contacto com trabalhadoras e distribuição de documentos das empresas:MOVONE, DELCINTO,LUNIK,CRISTIANDIEXT, ECCOLET
União de Beja    Realização de um jantar comemorativo, a ter lugar o dia 8 de Março. Exposição sobre o Dia Internacional da Mulher para colocar no espaço aonde irão fazer a iniciativa. Momento cultural, com música de intervenção e poesia.  Participação de Mª Irene Santos Silva
União Castelo Branco     Dia 8 de Março, realiza-se a 3ª Conferência sobre Igualdade entre Mulheres e Homens, que decorrerá entre as 10:00h e as 15:00h.

Ás 15:30h a Conferência irá sair à rua.
À noite realiza-se um jantar convívio de todas/os, com animação cultural.
 Encomenda do folheto central em número igual ao de 2011.  Contactos em todos os locais de trabalho com a entrega do documento no âmbito das jornadas de luta decididas. Participação de Odete Filipe
União de Coimbra  8 de Março – iniciativas agendadas no Distrito, assinaladas com as trabalhadoras no locais de trabalho: 10,00 Horas, Distribuição de desdobrável, nas lojas do Fórum de Coimbra, Comissão Igualdade, com apoio do CESP. - 10,00 Horas – Lojas do Dulce Vita, Com Igualdade, com apoio do CESP - 13,00 Horas, Plenário com trabalhadoras da COFISA – Ind. Conservas daFigueira da Foz, Comissão Igualdade com o apoio do STIANOR e da USFF, seguido de momento musical por Manuel Pires da Rocha; - 15,00 horas – Contactos com trabalhadoras da DAN CAKE de Coimbra e distribuição de desdobrável Comissão Igualdade. - 14,00 Horas – Maternidade Bissaya Barreto, - Plenário distribuição do desdobrável – Comissão Igualdade com o apoio Sindicato da Hotelaria; - 17,00 Horas, - Contacto com trabalhadores/as Jornalistas da LUSA Notícias de Portugal – Delegação de Coimbra, manifestando solidariedade com a sua luta contra o encerramento da Delegação de Coimbra. - 21,30 horas – Debate, na Casa da Cultura da CMC “O Papel da Mulher nas crises económicas e sociais ao longo dos tempos”, convidados: Fátima Messias, Responsável da Comissão de Igualdade na CGTP-IN e Manuel Silva do MDM, Organizada pelo SPRC e Comissão Igualdade; Vários Sindicatos, realizarão um trabalho sectorial de entrega do Manifesto/desdobrável, como: Sindicato Função Pública, Hotelaria e Turismo; STAD - Portaria e Vigilância, SITE-CN, Têxteis, SPRC e STIANOR, bem como USFF.
URAM – União da Madeira No dia 8 de Março, distribuição do folheto nas empresas e à população e realização de uma Conferência de imprensa, alargada a todas/os dirigentes e delegados sindicais que possam participar.
União de Évora  A União dos Sindicatos de Évora vai realizar no dia 8 de Março, um Plenário com concentração à porta do serviço das trabalhadoras da Higiene da Câmara Municipal de Évora, pelas 11h30, contra a sub -carga de trabalho, ligando às questões dos horários e salários. STAL - USDE Distribuição de documentos e de uma flor 07:00h na TYCO. SIESI - USDE Distribuição de documentos e de uma flor 08:30h na Kemet. SIESI - USDE
União de Braga  LEMA: Valorizar o salário, dignificar horários, efectivar direitos Dia 8 de Março - 10.00 Horas - Acção Pública na Av. Central em Braga e distribuição de documentos em várias empresas;15.00 Horas - Caminhada do Parque da Ponte até a Av. Central com intervenções do MDM e da CIMH; 20.00 Horas - Jantar Comemorativo no Restaurante"Satelite" em Ferreiros - Braga. Dia 9 de Março - COLÓQUIO/DEBATE21.00 horas - Biblioteca Lúcio Craveiro Silva - BragaA MULHER NO SECÚLO XXI” – NOVAS FORMAS DE ESCRAVATURA    “Valorizar o salário, dignificar horários, efetivar direitos”              Deolinda Machado (C.   Ex. CGTP-IN)   “Prostituição e direitos humanos”             Inês Fontinha (Sociologa - Diretora do Ninho)   “O papel da mulher para o desenvolvimento”            Bernardino Silva ( Presidente da Comissão Diocesana de Justiça e Paz)   "Pelo direito a ter direitos"           Patricia Guimarães (Dirigente nacional MDM) Nota à Comunicação Social sobre a Conferência de Imprensa comum da CIMH e MDM relativa as comemorações do Dia Internacional da Mulher no distrito de Braga, dia 6 Março, 10H00, na sede da União de Braga, para apresentar o Programa das comemorações.
União de Bragança  Dia 8 de Março, o Distrito vai realizar uma Sessão Pública sob o Lema “Valorizar Salários, Dignificar Horários, Efectivar Direitos, Promover a Igualdade”, com a presença de Júlia Violante da FENPROF, pelas 21:00h, no Auditório B, do Instituto Politécnico de Bragança.Distribuição do Folheto
União da Guarda Dia 8 Março, a União da Guarda vai proceder à distribuição do folheto. Cada sector do Distrito ex: enfermeiros, professores) fará também a distribuição do folheto, entre outras iniciativas sectoriais.
União de Lisboa  Dia 8 Março – Dia Internacional da Mulher "MARCHA PELA IGUALDADE CONTRA A EXPLORAÇÃO", a realizar pelas 14H30, no Chiado (Rua do Carmo) e terminará no jardim da Assembleia da República, onde se fará a entrega de uma carta reivindicativa junto da Secretária de Estado para a Igualdade.
União de Leiria    Dia 8 Março, distribuição do folheto. Distribuição de postal feito pelos diversos sectores Deslocação a vários locais de trabalho para distribuição de postal do sector Jantar comemorativo, a realizar na marinha Grande em conjunto com o MDM
União do Porto   No dia 8 Março, os sindicatos do Distrito do Porto, farão distribuições públicas entre as 8 e as 9h em vários locais da Cidade e ás 12,30 e até ás 13,30h os dirigentes que estiveram envolvidos na distribuição da manhã juntar-se-ão para uma distribuição nas ruas de Stª Catarina e Fernandes Tomás.
União de Setúbal  Dia 8 Março, a União de Setúbal realizará uma Tribuna Pública, ás 16:00h, na praça do Bocage. Terá lugar uma Manifestação de trabalhadores/as, pelas 10:00h, na Moita. Vários Plenários em diversos sectores (comércio, e indústrias do SITE) Distribuição do Folheto
STML – Sindicato Trabalhadores do Município de Lisboa Comemorações do Dia Internacional da Mulher, no Cinema São Jorge, dia 8 Março, entre as 10h e as 11:30h.Participação de Fátima Messias
CESP – Sindicato do Comércio e Serviços   CESP/AveiroAcções de contacto com as trabalhadoras:- Centro Comercial Glicínias- Retail Park- Centro Comercial Fórum Aveiro CESP/BragaAcções de contacto com as trabalhadoras:- Centro Comercial BragaParque- Centro Comercial Minho Center- Guimarães Shoping- Espaço Guimarães CESP/CoimbraAcções de contacto com as trabalhadoras:- Centro Comercial Dolce Vita- Fórum Coimbra CESP/LisboaAcções de contacto com as trabalhadoras:Manhã- El Corte Inglés – S. Sebastião da Pedreira – Lisboa- Continente de Telheiras- Worten de Telheiras- Pingo Doce do Paço do Lumiar- Pão de Açúcar das Amoreiras- Pingo Doce da Bela Vista - Loja Zara da Rua do Carmo - Lisboa- Centro Comercial Fórum Sintra e Pingo Doce do Fórum Sintra- Centro Comercial Loures Shoping e Continente de LouresTarde- Centro Comercial Cascais Shoping- Marcha do Chiado para S. Bento promovida pela USL e MDM CESP/PortoAcções de contacto com as trabalhadoras:- El Corte Inglés- Jumbo de Gaia- Jumbo da Maia- Jumbo de Gondomar- Jumbo de Matosinhos- Pão de Açúcar de Stº Tirso- Pingo Doce – loja R. Passos Manuel Porto Para além destes locais, o CESP irá distribuir o documento da CGTP-IN em centenas de locais de trabalho na semana de 5 a 9 de Março, integrando este contacto na mobilização para a Greve Geral de 22 de Março. Em todos distritos, o CESP está a mobilizar para a participação nas acções a realizar no dia 8 de Março pelas respectivas uniões distritais.
Sindicato Têxteis da Beira Baixa   Sessão de Homenagem à Mulher Trabalhadora Têxtil a realizar no dia 10 de Março, a partir das 15h30, no Auditório Ferreira de Castro (sede do Sindicato – Covilhã) integrado nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher. Nesta sessão proceder-se-á à homenagem de algumas mulheres têxteis que se destacaram na acção e na luta sindical em defesa dos direitos dos trabalhadores e através delas homenagear todas as anónimas que com o seu contributo ajudaram a conquistar e a defender direitos.Participação de Palmira Peixoto e Marlene Correia, membros da CIMH.
 CITE/FNAC   Dia 8 de Março, a CITE/FNAC, vão promover sessões de cinema, Lisboa e Porto, seguidas de debate, exibindo o filme comercial “Igualdade de Sexos – MADE IN DAGENHAM”. As sessões terão lugar na FNAC COLOMBO (Lisboa) e na FNAC SANTA CATARINA (Porto). A sessão a promover em Lisboa, terá a participação de Mª Teresa Cirne Quartilho, membro da CIMH.