É insubstituível, como decorre da proclamação aprovada pelos trabalhadores o seu "papel estratégico de fazer chegar a todo o mundo as posições de Portugal, a forma e o sentir do povo português e difundir a língua e a cultura nacionais no mundo".

E como tem sido determinante, "(...) com a amplitude e a diversidade dos acontecimentos cuja cobertura assegura e através da sua presença em todo o país e dos seus correspondentes (...)", contribuindo para um eficaz combate na interioridade pelas identidades regionais cimentando-as no todo nacional.

Como é inegável a sua fulcral importância "através da sua presença em todo o país e dos seus correspondentes nos países com grandes comunidades de emigrantes portugueses, tem uma importância significativa na coesão nacional e na importante função de levar aos portugueses na diáspora a cultura e a língua nacionais, contribuindo para cimentar as suas relações com Portugal".

Desvalorizar as suas funções inseridas no quadro da defesa da língua, da cultura e da história portuguesas significará mais um atentado à independência nacional e um forte golpe nas funções sociais do estado.

Manter a luta, com um forte sentido de unidade, em defesa das propostas sindicais, que correspondem a anseios profundos e enraizados na classe, é imprescindível de forma a garantir o seu êxito e constitui a resposta certa ao caminho de afrontamento que o governo resolveu trilhar.

A CGTP-IN está solidária com a luta prosseguida e exorta os trabalhadores da LUSA a participar activa e empenhadamente na defesa dos seus justos direitos e reivindicações, na certeza de que esta sua luta é a luta dos trabalhadores e da população portuguesa.