A CGTP-IN saúda a luta dos trabalhadores portuários de Lisboa pela defesa do trabalho com direitos, contra a lei recentemente aprovada, que permitiu aos operadores portuários criarem uma nova empresa de trabalho portuário, para admitirem trabalhadores em regime precário, com o objectivo de substituir aqueles que hoje trabalham neste porto.

Esta é uma medida que confirma a promiscuidade da política do Governo com os interesses das grandes empresas e que tem como finalidade empobrecer os trabalhadores através da desregulamentação das relações de trabalho.

O desenvolvimento do País tem que assentar na justiça social, na redução das desigualdades, na defesa da dignidade e na melhoria das condições de vida e de trabalho.

A actual luta dos trabalhadores portuários que se prolongará até dia 10 deste mês, conta, hoje, com um movimento de solidariedade em toda a Europa, com paralisações e diversas iniciativas de apoio à resistência de quem defende os seus mais elementares direitos – ao trabalho digno.

A CGTP-IN e as suas estruturas sectoriais e regionais reafirmam a sua solidariedade com os trabalhadores portuários e a sua luta determinada contra a precariedade, a redução dos salários e a exploração de que estão a ser alvo pelo governo e operadores portuários.

A inversão da actual situação em que vivemos, será tanto mais rápida quanto maior for a luta e resistência e a unidade e coesão de quem trabalha.

Esta é uma luta que sendo vossa, vivemo-la e sentimo-la como nossa.

Lisboa, 4 de Fevereiro 2014