0DSC00213Foram muitos milhares os trabalhadores que em conjunto com as populações do Distrito de Braga e das Regiões do Algarve e Região Autónoma dos Açores (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) participaram hoje no arranque da Marcha Nacional pelo Emprego, Salários, Pensões, Direitos e Serviços Públicos.

Entoando palavras de ordem como: "Só a demissão é solução!"; "Contra a exploração a luta é a solução"; "Aumento salarial é imperativo nacional" ou "A política que não engana é de Esquerda e Soberana!" os marchantes percorreram as ruas dos respectivos distritos e regiões, tiveram a solidariedade e apoio do povo, nos locais por onde passaram e realizaram grandes concentrações, onde foi aprovada uma Resolução Política.

Desta Resolução, consta a rejeição do Orçamento de Estado para 2015, a exigência de uma política de recuperação dos serviços públicos e do reforço das Funções Sociais do Estado consagradas na CRP, uma saudação aos trabalhadores e trabalhadoras que têm estado em luta, bem como o apoio às muitas lutas que já estão convocadas para as próximas semanas e, finalmente, a exigência da demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas, assim como a determinação em prosseguir a luta pela ruptura com a política de direita! e pela afirmação dos valores de Abril no Futuro de Portugal!

Em Guimarães cerca de 2000 mil pessoas pessoas desfilaram em Marcha pelas ruas da cidade denunciando e protestando sobre as políticas de direita promovidas pelo governo.

Nos Açores, em Angra do Heroísmo, foi entregue uma moção ao Representante da República para os Açores. Esta iniciativa decorreu após um plenário de trabalhadores, realizado na sede do SPRA - Sindicato dos Professores da Região Açores.

No Algarve, esta tarde, caravanas com dezenas de carros partiram de Vila Real de Santo António e de Lagos, em simultâneo, atravessando as diversas vilas e cidades do percurso, convergindo para Faro, onde se encontraram às 17 horas, na Praça do Mercado. Daqui partiram em marcha, a pé, pelas principais ruas da cidade de Faro, entoando palavras de ordem. As centenas de participantes concluíram a marcha com uma concentração no Jardim Catarina Eufémia, onde usaram da palavra António Goularte Coordenador da USAL e Manuel Guerreiro da CECO da CGTP-IN.

A Marcha Nacional vai prosseguir amanhã, nos Distritos do Porto (com a presença do Secretário-Geral, Arménio Carlos), Viana do Castelo, Castelo Branco e Beja, com concentrações em vários concelhos dos respectivos distritos.