debate teletrabalhoA CGTP-IN realizou no dia 16 de Julho, no Hotel VIP Zurique, em Lisboa, um Debate Sindical sobre “Automação e Teletrabalho! Tempos e Ritmos da Ofensiva! Trabalho com Direitos!”.

No contexto das alterações tecnológicas em curso, se o desenvolvimento cientifico e tecnológico fosse colocado ao serviço da humanidade e não da exploração desta e associássemos a redução do horário de trabalho, o aumento das pausas para descanso e aumento dos dias de férias, tudo seria diferente.

No momento em que a pretexto do surto epidémico, algumas empresas procuram apresentar o teletrabalho como a solução ideal, não apenas nas circunstâncias especiais que estamos a viver, mas também para o futuro. Promovem-se ilusões sobre vantagens para os trabalhadores omitindo as consequências negativas.

O debate teve como oradores o Médico Psiquiatra Dr. José Manuel Jara "A Saúde mental dos trabalhadores em situação de teletrabalho"; o Dr. Joaquim Dionísio (advogado) “Teletrabalho e a Constituição” e "Quem ganha e quem perde com a automação: a quem serve a transformação tecnológica em curso?" e o Professor Doutor Rogério Reis "Que contradições podem emergir nas relações laborais com a digitalização e automação do processo produtivo?".

Encerrou o debate a Secretária-geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

DIF/CGTP-IN
15.07.2020