A crise financeira despoletou uma crise económica e social mas vive-se também uma crise ecológica. A 22 de Maio assinala-se o dia da diversidade biológica. E no ano que se assinala a biodiversidade, é também necessário lembrar que a diminuição da diversidade de seres vivos, da variedade genética das espécies e da variedade dos ecossistemas irá afectar a humanidade. A humanidade aliás vive nos ecossistemas da Terra. É importante dizer que os problemas da perda de biodiversidade resultam da exploração dos recursos naturais sem olhar à continuidade da existência desses recursos. O ritmo de extinção se espécies é 40 a 50 vezes maiores que o ritmo natural, sem intervenção humana. A espécie humana está a provocar uma extinção em massa, como aquela que provocou a extinção da maior parte das espécies (incluindo os dinossauros) há 65 milhões de anos.

 

 

Preservar a biodiversidade em tempos de crise

 

A crise financeira despoletou uma crise económica e social mas vive-se também uma crise ecológica.

A 22 de Maio assinala-se o dia da diversidade biológica. E no ano que se assinala a biodiversidade, é também necessário lembrar que a diminuição da diversidade de seres vivos, da variedade genética das espécies e da variedade dos ecossistemas irá afectar a humanidade. A humanidade aliás vive nos ecossistemas da Terra. É importante dizer que os problemas da perda de biodiversidade resultam da exploração dos recursos naturais sem olhar à continuidade da existência desses recursos. O ritmo de extinção se espécies é 40 a 50 vezes maiores que o ritmo natural, sem intervenção humana. A espécie humana está a provocar uma extinção em massa, como aquela que provocou a extinção da maior parte das espécies (incluindo os dinossauros) há 65 milhões de anos.

A Rede Natura 2000 é um instrumento de relevo para a conservação da natureza e consiste num conjunto de áreas criadas por imposição comunitária, surgidas a partir do contributo individual (e obrigatório) de todos os países membros da União Europeia para uma lista de áreas que contribuíssem para a preservação de habitats naturais, da fauna e flora, tendo em consideração as exigências económicas, sociais e culturais. Foi assim criada a nível europeu uma rede ecológica denominada Natura 2000, constituída por Zonas Especiais de Protecção e que pretende a conservação de habitats de grande valor ecológico, bem como a determinação de Zonas de Protecção Específica (Sítios de Interesse Comunitário) relativas à conservação de aves selvagens.

No caso português, a Rede Natura 2000 ocupa cerca de 20% do território continental, valor que é bastante superior ao da Rede Nacional de Áreas Protegidas, 8%, mas que ainda pode ser considerado insuficiente para a correcta manutenção da biodiversidade e conservação de habitats.

Em Portugal o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, tem um papel essencial na preservação da Natureza. Mas existem apenas 193 Vigilantes da Natureza em áreas protegidas, estando mais 28 integrados em Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e 31 nas Administrações das Regiões Hidrográficas. Para assegurar de uma forma eficaz a vigilância e salvaguarda das áreas protegidas seriam necessários no mínimo o triplo de vigilantes que existem actualmente.

Portugueses e europeus temos a ganhar com preservação da biodiversidade no país e é por isso necessário que haja também um investimento português e europeu nas regiões com poucos recursos humanos e financeiros.

Para haver desenvolvimento sustentável tem de haver um envolvimento dos trabalhadores e não apenas uma simples audição. Os trabalhadores e os seus representantes estão disponíveis para participar activamente na resolução dos problemas que afectam a vida na Terra.