Promover empregos verdes é essencial para conseguir uma transição bem sucedida para uma economia respeitosa do ambiente. A mudança climática e o uso excessivo de recursos naturais escassos exigem a adopção de políticas pró-activas para responder em tempo útil, evitar o pior e abrir o caminho para o desenvolvimento sustentável - com trabalho digno para todos.


- O que são os empregos verdes ?

Promover empregos verdes é essencial para conseguir uma transição bem sucedida para uma economia respeitosa do ambiente. A mudança climática e o uso excessivo de recursos naturais escassos exigem a adopção de políticas pró-activas para responder em tempo útil, evitar o pior e abrir o caminho para o desenvolvimento sustentável - com trabalho digno para todos. Embora indispensáveis, estas estratégias inovadoras só serão bem sucedidos se as empresas e os trabalhadores se mobilizarem totalmente. A Agenda da OIT para os Empregos Verdes promove uma transição socialmente justa, durante o qual as fragilidades e as evoluções do mercado de trabalho, bem como os novos modelos de empresas, são geridos no quadro de um diálogo social em que todos participam. Os empregos verdes ajudam a reduzir o impacto nocivo sobre o ambiente e conduzir a empresas sustentáveis ​​e economias “duráveis” ambientalmente, economicamente e socialmente.

Concretamente os empregos verdes contribuem para: 1. Reduzir o consumo de energia e utilização de matérias-primas; 2. Reduzir as emissões de gases de efeito estufa; 3. Minimizar o desperdício e a poluição; 4. Proteger os ecossistemas

Noutro documento “Empregos verdes” a OIT já tinha definido o emprego verde como um  Trabalho digno que garante uma salário adequado, com condições de segurança e saúde, a segurança de emprego e perspectivas de carreira razoáveis, e a garantia dos direitos dos trabalhadores”. E podemos acrescentar o apoio ao desenvolvimento de competências ao longo da vida, a conciliação entre vida profissional e familiar e a não discriminação laboral por questão de género, religião ou cultura diferente…

É possível criar empregos verdes em todos os sectores e tipos de empresas, em áreas rurais e urbanas, e em todos os países, independentemente do seu estado de desenvolvimento económico. Para a plena participação dos seus constituintes, o Programa da OIT para Empregos Verdes fornece orientações políticas globais, participando nos debates internacionais, através de avaliações nacionais e dando assessoria política, projectos de assistência técnica e reforço da capacitação.

Continua…..Clique aqui para ver o Programa da OIT para Empregos Verdes:

Em inglês  http://www.ilo.org/empent/units/green-jobs-programme/about-the-programme/WCMS_158729/lang--en/index.htm

Em francês http://www.ilo.org/public/libdoc/ilo/2009/447730.pdf

Em espanhol http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---integration/documents/publication/wcms_107817.pdf