proibição das armas nuclearesNo dia 26 de Setembro de 2014 assinala-se o primeiro Dia Internacional para a Eliminação das Armas Nucleares. Com efeito, este Dia foi aprovado através da Resolução adoptada pela Assembleia-geral das Nações Unidas, reunida em Dezembro de 2013.

Esta Resolução enfatiza o apoio exprimido pelo "Encontro de Alto Nível para tomar medidas urgentes e efectivas" para alcançar a eliminação total das armas nucleares e apelar a políticas internacionais que iniciem negociações que permitam brevemente adoptar uma convenção abrangente sobre armas nucleares. A CGTP-IN adere à comemoração deste Dia Internacional tanto mais porque ainda se vivem situações dramáticas nalgumas regiões do mundo porque as negociações de paz se revelam infrutíferas e porque os industriais da guerra continuam a influenciar os actores decisivos com o único intuito de aumentar os seus lucros sem pensar nas vidas humanas perdidas, muitas vezes civis.

Não podemos deixar de lembrar que além das armas nucleares, estes industriais, defendem o uso da energia nuclear, visando os seus interesses financeiros. A CGTP-IN vem lembrar que além das vitimas directas provocadas pelas armas nucleares, há que considerar os trabalhadores vítimas das radiações causadas pela exploração do urânio e os acidentes que, pequenos ou grandes, como aconteceu em Chernobyl e Fukushima, atingem toda a vida terrestre e aquática vizinha durante décadas.

Aproveitamos para lembrar que em Maio de 2010, 189 Estados assinaram o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), incluindo os que possuem armas nucleares e acordaram "alcançar a paz e segurança num mundo livre de armas nucleares". Neste sentido, a CGTP-IN associou-se à Petição Internacional para a Proibição total das armas nucleares promovida pela central sindical japonesa ZENROREN e apelamos a que todas e todos os defensores da paz no mundo assinem esta petição.

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável
e Departamento Internacional da CGTP-IN