DiaflorestasNo dia 21 de Março festeja-se o Dia da Árvore um pouco por todo o mundo.

A CGTP-IN associa-se a estas comemorações que têm um cunho mais oficial desde pelo menos 1805 em Espanha, mas têm raízes mais profundas nas celebrações do Equinócio da Primavera desde tempos pré-históricos, em que a humanidade tinha uma profunda ligação à Natureza.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas proclamou em 2013 o dia 21 de Março desse ano e seguintes como o Dia Internacional das Florestas. Este dia celebra e pretende fazer aumentar a consciência de todos os tipos de florestas.

O tema do Dia Internacional das Florestas de 2015 é «Florestas |Clima | Mudança» escolhido para destacar as correlações entre as florestas e as alterações climáticas e juntar forças a nível mundial para uma acção e uma mudança de maior envergadura.

Em Portugal, a Assembleia da República, em 2011, aprovou por unanimidade uma resolução que instituiu o sobreiro (Quercus suber) como a «Árvore Nacional de Portugal».

Apesar da área de ocupação do sobreiro ter diminuído muito no último século, ainda ocupa 716 mil hectares de floresta (23% da área florestal portuguesa). Esta espécie reveste-se de uma importância significativa na nossa economia, bastando para tal ter em consideração o facto de a cortiça constituir a principal exportação portuguesa. O sector corticeiro gera empregos, directa e indirectamente, sendo de lembrar que infelizmente os trabalhadores do sector nem sempre são tratados com a dignidade que merecem, caso dos trabalhadores da Amorim Cork Composites, em Corroios, que enganados pela administração com uma falsa deslocalização para Santa Maria da Feira, foram levados a rescindir os seus contratos de trabalho.

Os trabalhadores exigem que a verdade seja reposta e exigem ser readmitidos na empresa. A CGTP-IN requer a que se tratem com dignidade todos os trabalhadores da fileira florestal.

A CGTP-IN associa-se ao dia da Árvore e da Floresta e apela a que se valorizem as florestas, nomeadamente os sobreirais e montados de sobro, mas também todas as florestas autóctones portuguesas, que são garante de um desenvolvimento sustentável em Portugal.

O Departamento do Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Economia Social e Consumidores

Site oficial do Dia Internacional das Florestas: http://www.fao.org/forestry/international-day-of-forests/en/