Manuel bejaÉ com grande pesar que a CGTP-IN informa que faleceu o camarada Manuel Beja.

Nasceu em Alcobaça, tendo começado a trabalhar aos 11 anos de idade. Foi, desde muito jovem, um tenaz opositor à ditadura fascista. Perseguido pela PIDE, exilou-se primeiro em Paris, depois na Holanda e finalmente, em Abril de 1971, em Zurique, na Suíça. Desde a primeira hora do seu exílio que se dedicou à causa dos Portugueses na emigração. Volta a Portugal para celebrar o 25 de Abril de 1974 mas regressa de novo à Suíça.

Em Zurique e, com outros companheiros, esforça-se por alargar as raízes do Movimento Associativo Português na Suíça e em toda a Europa. Manuel Beja foi, durante 3 décadas, Secretário Sindical, responsável pela mão-de-obra portuguesa, no sindicato Unia, membro do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas, da direcção da Comissão dos Estrangeiros do Cantão de Zurique e da Comissão Nacional de Migração da União dos Sindicatos Suíços. Fez parte de outras comissões de defesa dos trabalhadores emigrantes a nível nacional e europeu.

Manuel Beja foi um destacado lutador pelos direitos, interesses e aspirações dos Portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro. Em reconhecimento de uma vida de inteira dedicação, a Presidência da República concedeu a Manuel Beja a comenda da Ordem do Mérito.

Manuel Beja participou, como delegado dos trabalhadores portugueses no estrangeiro, em vários Congressos da CGTP-IN.

Neste momento de tristeza, a CGTP-IN transmite as suas mais sentidas condolências à sua família, amigos e camaradas.

Lisboa, 3 de Outubro de 2018-10-03

Comissão Executiva