encontrosindicatosÉ num contexto de solidariedade sindical internacional, considerando a problemática dos movimentos migratórios na União Europeia, por um lado, e o número crescente na UE de emigrantes de países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), por outro, que a CGTP-IN e a OGBL, Central Sindical Luxemburguesa, promovem o 4.º Encontro DE SINDICALISTAS, CONSELHEIROS E DIRIGENTES ASSOCIATIVOS das Comunidades Lusófonas NA EUROPA, no Centro de Formação – CEFOS, em Remich, Luxemburgo, nos dias 20 e 21 de Outubro de 2018.

Para o encontro, e para além de centrais sindicais dos países da CPLP, serão convidadas centrais sindicais europeias, movimento associativo, conselheiros das comunidades portuguesas e sindicalistas lusófonos que tenham a Europa como área principal da sua acção.

São objectivos do encontro:

Identificar e encontrar respostas para os principais problemas laborais e sociais das comunidades dos países de língua oficial portuguesa na Europa;Debater a evolução da União Europeia, particularmente no que diz respeito às suas políticas migratória, externa e de cooperação;Debater as reivindicações das comunidades lusófonas emigradas na Europa e o reforço da cooperação e acção do movimento sindical e das organizações representativas das comunidades.

A CGTP-IN participa com uma delegação conduzida por Arménio Carlos, Secretário-geral e que inclui Carlos Trindade, Fátima Messias, José Manuel Oliveira e Vivalda Silva, membros da Comissão Executiva, Maria Dores Gomes, do Conselho Nacional e Fernando Maurício, do Departamento Internacional.

INT/CGTP-IN
18.10.2018