Uma delegação da CGTP-IN, composta por Manuel Carvalho da Silva, Secretário-Geral e por Ulisses Garrido, membro da Comissão Executiva, participa, em 27 e 28 de Maio de 2009, na “Conferência de meio-mandato” da Confederação Europeia dos Sindicatos, organização em que se encontra filiada a CGTP-IN.

Esta importante Conferência realiza-se, como o nome indica, a meio mandato entre o último Congresso da CES, realizado em Maio de 2007, em Sevilha, e o próximo Congresso da organização, que se realizará na Primavera de 2011.

A Conferência tem como principal objectivo, além de proceder a um balanço e perspectivação das actividades da CES, debater e aprovar acções de combate à crise, mobilizando os sindicatos. Está prevista a adopção da “Declaração de Paris”, contendo medidas e propostas sindicais de combate à crise, para uma “sociedade mais equitativa e para uma Europa social mais forte e mais integrada”.

Nesta Conferência, os sindicalistas europeus debaterão ainda uma campanha de reforço da sindicalização bem como a estrutura orgânica e eficácia da acção da Confederação Europeia dos Sindicatos.