Avenida RooseveltA CGTP-IN participou no Congresso Bicentenário dos Povos do Mundo, que se realizou em Caracas, Venezuela, de 21 a 24 de Junho.

Maurício Miguel, membro do Departamento Internacional, foi um dos 500 participantes internacionais e venezuelanos deste encontro de carácter anti-imperialista, um grande acto de solidariedade com a Venezuela Bolivariana. Vítima da continuada agressão dos EUA, com o apoio da oposição golpista, da UE e dos seus aliados na região, a Venezuela enfrenta um feroz bloqueio económico e financeiro e o cerco militar, através dos quais procuram manietar a soberania e subverter a independência da Venezuela, atacando duramente os direitos dos trabalhadores e do povo.

O Congresso deu uma importante expressão à diversidade de lutas dos trabalhadores e dos povos da América Latina e do resto do Mundo, permitindo contactos e troca de informações para um maior conhecimento mútuo, ao mesmo tempo que apontou caminhos para o reforço da solidariedade e unidade na acção por objectivos concretos na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores.

A CGTP-IN participou ainda nas comemorações do Bicentenário da Batalha de Carabobo. A 24 de Junho de 1821, as tropas crioulas comandadas por Simón Bolívar derrotaram o exército colonial espanhol, em Carabobo, dando início ao processo de independência da Venezuela, abrindo caminho a subsequentes independências na América do Sul. A Venezuela Bolivariana reclama-se herdeira deste processo emancipatório, actualmente expresso numa postura unitária e anti-imperialista de defesa da soberania enquanto reduto fundamental do seu trajecto de maior justiça social e conquista de direitos.

INT/CGTP-IN
30.06.2021