A Federação Sindical Mundial vai realizar, no dia 7 de Setembro de 2010, uma Jornada de Acção e Luta que tem como objectivo reforçar a coordenação, cooperação, internacionalismo e solidariedade dos trabalhadores e trabalhadoras e do movimento sindical em todo o mundo, contra as causas e os responsáveis pela actual crise. A CGTP-IN vai participar nesta acção articulando a sua intervenção com os objectivos específicos definidos para a Jornada de Luta Nacional que vamos realizar no dia 29 de Setembro (integrada na jornada de luta europeia promovida pela CES), a partir dos locais de trabalho, contra o desemprego e as injustiças sociais; pelo emprego; salários; serviços públicos.

CGTP-IN associa-se ao Dia Internacional de Acção da FSM

O investimento público para favorecer a criação de emprego; sistemas públicos de saúde, educação, alimentos e água para todos; proibição dos despedimentos; cortes nas despesas militares, destinando essas verbas aos desempregados e aos pobres, são, entre outras, reivindicações da FSM que a CGTP-IN apoia.

Neste quadro, e tendo presente a importância da cooperação com todas as confederações sindicais mundiais, associamo-nos ao Dia de Acção da FSM e aos seus objectivos fundamentais. Esta é uma forma de contribuirmos para o reforço da luta dos trabalhadores que, em Portugal, na Europa e em todo o mundo não só recusam pagar uma crise da qual não são responsáveis, como exigem um novo rumo e novas políticas que ponham a economia ao serviço dos trabalhadores e das populações e não subordinada aos interesses dos grupos económicos e financeiros.

Esta iniciativa envolverá Uniões, Federações e Sindicatos, pretendendo-se que seja o mais descentralizada possível, com acções específicas de sensibilização dos trabalhadores e da população no dia 7 de Setembro, no quadro da dinâmica de dinamização da acção reivindicativa e de mobilização para a luta do dia 29 de Setembro.

No dia 7, a Central fará ainda um pronunciamento público, em hora e local a indicar oportunamente, sobre a importância e oportunidade da realização da Jornada de Acção e Luta da FSM e a sua relação com os nossos objectivos e reivindicações para dar resposta aos problemas dos trabalhadores e do País.

A Comissão Executiva do Conselho Nacional
Arménio Carlos

CGTP-IN joins the WFTU International Action Day

The World Federation of Trade Unions is organising, on 7 September 2010, an International Day of Action, which pursues the objective of strengthening the coordination, cooperation, internationalism and solidarity of men and women workers and of the trade union movement the world over, against the causes and those responsible for the current crisis.

Public investment for the creation of jobs; free and public health, education, food and water for all; dismissals to be prohibited; to stop the expenditure on military equipments and this money to be granted to the unemployed and the poor are, among other, demands of the WFTU that the CGTP-IN supports.

In this context, and bearing in mind the importance of cooperating with all world trade union centres, we join the WFTU Action Day and rally to its fundamental goals. This is one way of contributing to the strengthening of the struggle of the workers who, in Portugal, in Europe and across the world, are not only refusing to pay for crisis they are not responsible for, but also demanding a new course and new policies that place the economy at the service of workers and people, and not subordinated to the interest of big economic and financial groups.

The CGTP-IN will participate in this Action, by linking its intervention to the specific objectives defined for our National Day of Struggle, which we will be holding on September 29th ( included in the European Action Day, promoted by the ETUC), in the workplaces, against unemployment and social injustice; for jobs and better salaries and public services.

The 7 September initiative will involve Regional Trades Councils, Sectoral Trade Union Federations and Unions, to make it as decentralized as possible. On this day, there will be specific trade union actions of awareness rising among the workers and people, in the framework of our efforts to enhance collective bargaining and demands, mobilising for the 29 September Struggle Day.

On September 7th, our National Centre will issue a Public Statement, at a time and place to be shortly announced, on the relevance and opportunity of the WFTU International Action Day and its relationship with our own objectives and demands, in order to respond to the problems the workers and our country are facing.

The National Council’s Executive Committee
Arménio Carlos