pano-curvasr.jpgNos próximos dias 21 e 22 de Novembro, as duas confederações sindicais – CGTP-IN e OGB-L – promovem, no Luxemburgo, mais um Encontro de Sindicalistas, Conselheiros das Comunidades e Dirigentes Associativos na Europa.

A constatação do aumento da emigração portuguesa para os vários países da Europa ilustra a crise económica e social que se vive actualmente em Portugal e que se vem agudizando de forma dramática.

O aumento do desemprego, o alastramento da precariedade, a manutenção dos baixos salários, entre outros factores, têm forçado os trabalhadores a recorrer de novo à emigração para melhorar a sua vida.

Se a emigração actual, devido à livre circulação de trabalhadores que vigora no espaço da União Europeia, se processa em novos modelos (prestação de serviços, destacamentos, etc.), ela mantém, contudo, como causa a degradação das condições sociais, infelizmente, existente no nosso país, e as sua característica é, na generalidade, semelhante à da emigração tradicional. O recente acidente em Andorra, em que faleceram cinco operários da construção civil, representa esta realidade objectiva.

É neste quadro que as duas Confederações Sindicais, na continuidade de um muito antigo e frutuoso trabalho comum que vêm realizando ao longo dos tempos, em direcção à defesa dos interesses dos trabalhadores portugueses, organizam este Encontro da Emigração Portuguesa na Europa.

Assim, para alcançar os seus objectivos, este Encontro vai debater as seguintes matérias:

1. Identificar os problemas sociais das comunidades portuguesas na Europa;
  2. Identificar os problemas sociais das comunidades dos países de língua oficial portuguesa na Europa;
  3. Debater a evolução da União Europeia á luz do Tratado de Lisboa e do alargamento, particularmente na focagem das suas consequências para os cidadãos lusófonos;
  4. Debater as reivindicações das comunidades e as perspectivas de reforço da cooperação e acção das organizações representativas das comunidades.

As conclusões do Encontro serão posteriormente apresentadas ao poder político de Portugal e do Luxemburgo e às instâncias comunitárias, bem como à Confederação Europeia dos Sindicatos.

A CGTP-IN participará neste Encontro com uma delegação de sindicalistas de sectores de actividades e da própria direcção confederal, constituído por:

- Carlos Trindade, membro da Comissão Executiva da CGTP-IN
- Joaquim Pires, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN e Coordenador