Esta iniciativa, organizada pela CGTP-IN e pela OGB.L do Luxemburgo, abordará as questões ligadas aos movimentos migratórios e à livre circulação de trabalhadores na União Europeia. A discussão centrar-se-á em questões políticas, sociais, consulares e associativas, de educação, segurança social, cultura e nas principais reivindicações dos trabalhadores emigrantes.

Sobre estes temas em debate, será apresentada a perspectiva do movimento sindical, para a resolução dos problemas que se colocam a quem se desloca para outros países para trabalhar.

No âmbito específico da OGB.L, serão abordadas as eleições sociais que se realizam em Março de 2024, onde os trabalhadores e reformados do Luxemburgo (incluindo emigrantes portugueses que tenham regressado a Portugal) elegem a organização sindical que querem ver a dirigir a Câmara dos Assalariados do Luxemburgo. A Câmara dos Assalariados tem funções de formação e acordos para cursos superiores com Universidades. Uma das características do sistema de relações laborais do Luxemburgo é que nenhuma lei sobre trabalho pode ser aprovada no Parlamento sem o parecer da Câmara dos Assalariados e esta possui poder de iniciativa legislativa.

Este 5.º Encontro, destinado a Sindicalistas, Conselheiros das Comunidades Portuguesas e Associações de Emigrantes na Europa, contará também com deputados dos Grupos Parlamentares.

Participam, também, a Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha (por videoconferência) e a Presidente da OGB.L, Nora Back. Em representação da Comissão Executiva da CGTP-IN, participam Fernando Gomes e João Barreiros, responsáveis, respectivamente, dos departamentos de Migrações e Internacional. Pela Comissão Executiva da OGB.L participa Carlos Pereira.

Os sectores de actividade com mais trabalhadores Portugueses no Luxemburgo também vão participar neste Encontro, nomeadamente, as limpezas industriais (STAD), comércio e serviços (CESP), hotelaria (FESAHT), construção civil (FEVICCOM) e indústria (FIEQUIMETAL).

À margem do encontro realizar-se-ão reuniões sindicais bilaterais com os sectores sindicais da OGB:L.