solidariedade palestina casa do alentejo 2017A Casa do Alentejo encheu para a tribuna pública de solidariedade com a Palestina. Foram muitos os amantes da paz presentes para a solidariedade mútua com um povo que resistindo e lutando pelos seus inalienáveis direitos contribui de forma valente para a causa comum dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo.

Na tribuna pública usaram da palavra representantes do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) e o secretário-geral da CGTP-IN.

A tribuna pública:
- Condenou o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel!

- Reclamou que Portugal reconheça o Estado da Palestina com capital em Jerusalém Oriental!

- Reafirmou a solidariedade com a luta do povo palestino por um Estado da Palestina livre, independente, soberano e viável nas fronteiras anteriores a 1967, com capital em Jerusalém Oriental, e uma solução justa para a situação dos refugiados palestinos nos termos do direito internacional e das resoluções pertinentes das Nações Unidas!

20.12.2017

palestina casa do alentejo mesa

Moção aprovada p´l Conselho Nacional da CGTP-IN

A CGTP-IN repudia e condena o reconhecimento, pela administração dos EUA, de Jerusalém como capital do Estado de Israel e a consequente transferência da sua embaixada para aquela cidade.

Esta decisão constitui um novo atentado contra a soberania do Estado palestino e os direitos do seu povo, vítima da ocupação de grande parte do seu território e da construção de colonatos e muros pelo sionismo em simultâneo com uma política de apartheid que segrega, agride, reprime, prende e humilha todos quantos lutam por uma Palestina Livre e Independente, com a sua capital em Jerusalém.

A posição expressa pelos EUA viola o direito internacional e várias resoluções da ONU, nomeadamente a de Dezembro de 2016, que reconhece Jerusalém como “território Palestino ocupado”.

Com esta medida, os EUA aprofundam a sua política de ingerência e desestabilização do Médio Oriente, assente na provocação, confronto e agressão ao povo palestino e a países da região que se mantêm firmes na luta contra o imperialismo, pela defesa da sua soberania.

É hora de dizer basta às atitudes prepotentes e unilaterais dos EUA, contra a estabilidade, a segurança e a paz na região. É preciso que a ONU assegure com firmeza e determinação o cumprimento integral das Resoluções que aprovou sobre a situação no Médio Oriente.

Neste sentido, a CGTP-IN considera que o Estado Português deve condenar a posição da administração dos EUA, de acordo com os princípios expressos na Constituição da República Portuguesa, na Carta das Nações Unidas e no Direito Internacional.

A CGTP-IN reafirma a sua solidariedade e exorta o povo português a apoiar os trabalhadores e o povo palestino, na exigência de terem o direito a um Estado Independente e Soberano, com as fronteiras anteriores a Junho de 1967 e a capital em Jerusalém Oriental.

Lisboa, 12 de Dezembro de 2017
Moção aprovada p´l Conselho Nacional da CGTP-IN