manifestação em françaA CGTP-IN enviou uma mensagem de solidariedade às diversas organizações sindicais nacionais e sectoriais francesas, que promovem hoje, dia 22 de Março, uma Jornada Nacional de Luta, contras medidas do Governo Macron e em defesa dos salários, pensões, direitos dos trabalhadores e de serviços públicos universais e de qualidade. Em anexo a mensagem em Francês.

 

 

 

 

 

 

 

Os trabalhadores e o povo francês respondem com uma forte mobilização às tentativas do governo de Emmanuel Macron e da UE de impor a todo o custo (incluindo por decreto e sem qualquer negociação) medidas anti-laborais e anti-sociais, o aumento das injustiças e das desigualdades, quando ao mesmo tempo diminui os impostos sobre as fortunas e promove a concentração da riqueza.

Lutam os trabalhadores em defesa do serviço público de saúde, educação e transporte, da sua qualidade e universalidade; em defesa do aumento de salários e portanto contra os planos que visam o aumento da precariedade; contra os despedimentos, o ataque às suas carreiras, os seus rendimentos e a entrega a privados de serviços públicos essenciais.

Lutam os ferroviários contra a transformação da SNCF (empresa pública de caminho de ferro) em empresa de capitais públicos e privados (visando a sua privatização); contra o desinvestimento em percursos menos lucrativos, a liberalização e abertura à exploração por privados da linha férrea pública; contra a supressão de direitos conquistados e a definição de um estatuto próprio. Medidas definidas em sucessivos Pacotes Ferroviários da UE que o governo francês procura agora impor e que em Portugal já levaram à privatização da CP Carga, à degradação da prestação do serviço público de transporte ferroviário e ao aumento dos preços, bem como à retirada de direitos dos trabalhadores e dos utentes.

Lutam os trabalhadores, pensionistas e reformados em defesa do direito à pensão e a uma segurança social pública e universal.

Lutam também outras camadas sociais, como os estudantes, contra a elitização e mercantilização do ensino superior; e em defesa do acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

A CGTP-IN saúda de forma fraterna estas lutas e expressa a sua solidariedade às organizações sindicais sectoriais e nacionais francesas que a mobilizam e a todas as forças políticas e sociais que a apoiam.

INT/CGTP-IN
22.03.2018