atenas fogoA CGTP-IN expressa as mais sentidas condolências às famílias das vítimas dos trágicos incêndios na Grécia, que neste momento contabilizam pelo menos 60 mortos, bem como ao seu movimento sindical, a quem neste momento de pesar reitera a sua solidariedade.

A CGTP-IN saúda os esforços dos bombeiros e voluntários, homens e mulheres que em condições climatéricas extremamente adversas e arriscando a própria vida continuam a lutar contra os incêndios e a tentar assegurar a protecção das pessoas e dos seus bens.

Esta tragédia recorda-nos as dezenas de vítimas, a destruição e a dor causada pelos incêndios em Portugal, nomeadamente no ano passado, razão pela qual sentimos de forma particular o momento difícil em que os trabalhadores e o povo grego se encontram.

Na Grécia, como em Portugal, as condições climatéricas extremamente adversas associadas aos cortes nas verbas destinadas à prevenção, a destruição dos serviços públicos fundamentais, a privatização de funções sociais e ambientais e de empresas estratégicas, o empobrecimento dos trabalhadores e do povo, estão na origem destes dramas. Um rumo assumido pela U.E. e os respectivos governos que privilegia os interesses do grande capital, secundariza a qualidade de vida dos trabalhadores e dos povos e aprofunda as desigualdades entre países.

Nesta hora difícil para o movimento sindical e o povo grego, a CGTP-IN reafirma de forma especial a sua solidariedade a todos quantos foram afectados por esta tragédia.

Lisboa, 24 de Julho de 2018
CGTP-IN